Topo

Palmeiras

De olho no Bayern? Palmeiras só começa a estudar agora os rivais do Mundial

Torcedores do Palmeiras se aglomeram na saída do ônibus do time para embarque ao Mundial de Clubes - BRUNO ESCOLASTICO/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Torcedores do Palmeiras se aglomeram na saída do ônibus do time para embarque ao Mundial de Clubes Imagem: BRUNO ESCOLASTICO/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Thiago Ferri

Do UOL, em São Paulo

03/02/2021 04h00

O calendário "de louco" do Palmeiras, tal como o técnico Abel Ferreira definiu, fez com que a comissão técnica ainda nem conseguisse esmiuçar os rivais do Mundial de Clubes. A delegação seguiu viagem ontem (2) ao Qatar, mas teve partida do Campeonato Brasileiro mais cedo, contra o Botafogo. Tudo isso dois dias depois de conquistar a Copa Libertadores.

Abel mostrou incômodo ao falar da agenda, que tem sido pesada desde a chegada do português e continuará assim até o início da próxima temporada — já há datas com por enquanto duas partidas marcadas para o mesmo dia.

"Ainda não trabalhei nada [sobre o Mundial]", avisou Abel Ferreira. "Tivemos o jogo contra o Botafogo, não tive tempo para me debruçar nisso", acrescentou.

O Verdão tem no CIP (Centro de Inteligência do Palmeiras) o grupo de analistas de desempenho que colhe informações de adversários — Tiago Costa, um dos membros da comissão de Abel, trabalha diretamente no departamento. O comandante tem relação próxima com o setor, mas não encontrou tempo para conseguir pensar nos times do Mundial.

Ainda que o Bayern de Munique (ALE) seja a principal equipe, o Verdão jogará a semifinal antes de um possível encontro com os alemães. O primeiro adversário sairá do jogo entre Tigres (MEX) e Ulsan (COR), que está marcado para amanhã (4), às 11h. O Bayern, na outra semi, duelará com o vencedor de Al-Duhail (QAT) x Al-Ahly (EGI).

Diferentemente do que costuma acontecer, com os brasileiros tendo semanas para se preparar para a competição da Fifa, o Palmeiras vem de uma sequência apertada. Além da celebração por ganhar a Libertadores, o time teve o jogo de ontem (2), contra o lanterna Botafogo, pelo Brasileirão. Abel escalou reservas que levou na viagem, para lhes dar ritmo antes da competição.

Esse é um cenário que, geralmente, cerca os campeões europeus que viajam ao Mundial de última hora. Neste ano, o Bayern de Munique vai enfrentar o Hertha Berlim na sexta-feira (5), pelo Campeonato Alemão. No dia 8, segunda-feira, entrará em campo pela semifinal do Mundial.

A primeira partida do Palmeiras no Mundial será no domingo (7), às 15h. A delegação chega ao Qatar no início da tarde de hoje (3), e apenas a partir de então Abel Ferreira comandará atividades pensando na competição.

"Primeiro é dar parabéns ao que eles conseguiram. A montanha era muito alta [na Libertadores] e conseguimos ir até lá em cima. Agora vamos ter que descer e ir para outra maior ainda. O Mundial é uma montanha maior ainda do que a que foi a Libertadores. Temos de ter calma, paciência e preparar o jogo a partir de hoje. É um jogo de cada vez", encerrou.

Palmeiras