Topo

Grêmio

Por que o Grêmio deve torcer pelo Palmeiras na final da Libertadores

Abel Ferreira treina o Palmeiras, que será adversário do Grêmio na final da Copa do Brasil - Cesar Greco
Abel Ferreira treina o Palmeiras, que será adversário do Grêmio na final da Copa do Brasil Imagem: Cesar Greco

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

30/01/2021 04h00

O Grêmio não está na final da Copa Libertadores, que será disputada hoje (30), no Maracanã. Mas o Tricolor é interessado no duelo entre Palmeiras e Santos. O jogo que definirá o título da competição de clubes mais importante do continente tem reflexos no calendário gremista, e uma vitória palmeirense poderia ser melhor.

Oficialmente, o clube não abre torcida. Renato Gaúcho ou mesmo a direção se posicionam de forma neutra. Mas sobram argumentos para imaginar que seria melhor uma vitória do time de Abel Ferreira.

Calendário

A primeira razão para torcer pelo Palmeiras é o calendário. O Palmeiras é adversário do Grêmio na final da Copa do Brasil. Os jogos estão previamente marcados para 11 e 17 de fevereiro, ainda em meio à disputa do Brasileirão. Caso o Alviverde vença a Libertadores, participará do Mundial de Clubes, fazendo a disputa da Copa do Brasil ser remarcada para os dias 28 de fevereiro e 7 de março. Assim, o Tricolor teria mais tempo e não dividiria foco com a conclusão do Brasileirão, que acontece em 24 de fevereiro.

Recuperação de jogadores

Se ganhar tempo e jogar contra o Palmeiras apenas após a conclusão da temporada, o Grêmio ganhará mais tempo para recuperar jogadores lesionados. Maicon passa por uma temporada difícil, com idas e vindas do departamento médico. Pedro Geromel tem chances remotas de se recuperar de uma lesão nos ligamentos do tornozelo e voltar ao time. Pepê sofreu um quadro sem gravidade no quadril e também precisa se recuperar.

Momento técnico não é bom

A vitória do Palmeiras, atrasando a final da Copa do Brasil, também implicaria em tempo para recuperação técnica do Grêmio. O time de Renato Gaúcho não vence há cinco jogos e oscila bastante. Ganhar força com boas atuações e reerguer a moral do time também seria importante neste período.

Palmeiras envolvido em outras coisas

O Palmeiras, sendo campeão, jogando o Mundial de Clubes, estaria envolvido em outras situações e, naturalmente, daria, teoricamente, menos atenção à Copa do Brasil. Enquanto isso, o Grêmio poderia garantir foco absoluto na competição e entrar mais concentrado que o rival nas finais.

Nova vaga na Libertadores

Não bastasse todas as razões já citadas, o Palmeiras está à frente do Grêmio no Brasileirão. Vencendo a final contra o Santos, garante vaga na próxima Libertadores como atual campeão, transformando, assim, o G6 em G7. Desta forma, o Tricolor se preocuparia menos com a aproximação do Fluminense, atual sétimo colocado, que está apenas um ponto atrás na classificação. Em caso de derrota na final da Copa do Brasil, aumentaria suas chances de estar na Libertadores 2021.

Grêmio