Topo

Artilheiro do Palmeiras quase esteve do outro lado na final da Libertadores

Luiz Adriano se diverte durante último treino do Palmeiras antes da final da Libertadores - Cesar Greco/SE Palmeiras
Luiz Adriano se diverte durante último treino do Palmeiras antes da final da Libertadores Imagem: Cesar Greco/SE Palmeiras

Eder Traskini e Thiago Ferri

Do UOL, no Rio de Janeiro

30/01/2021 04h00

O centroavante Luiz Adriano é uma das principais esperanças do Palmeiras na final da Copa Libertadores na tarde de hoje (30), às 17h, no Maracanã, no clássico contra o Santos. O curioso é que o artilheiro do Verdão nesta temporada, com 20 gols, quase acertou com o Peixe antes de desembarcar no Allianz Parque.

A negociação se deu na janela de transferências de julho de 2019. Luiz Adriano conversava com o Internacional, clube que o revelou para o mundo, mas o Santos ficou sabendo que as negociações estavam esfriando e decidiu fazer sua investida.

A conversa entre o Peixe e Luiz Adriano fluía bem, e o centroavante tinha reais chances de vestir a camisa alvinegra, mas o Palmeiras entrou na negociação de forma impactante, perto do fechamento da janela, e definiu rapidamente o negócio.

As tratativas com o Verdão se resolveram nos últimos três dias do período de transferências. Em busca de um centroavante, o Verdão sabia que times brasileiros estavam interessados em Luiz Adriano e iniciou contatos com o Spartak Moscou (RUS).

Os russos, inicialmente, só aceitavam a liberação por 2,5 milhões de euros (R$ 16,5 milhões na cotação atual), mas o Palmeiras recusou. O então diretor de futebol Alexandre Mattos entrou em contato com Luiz Adriano e seu estafe e trabalhou para convencê-lo a voltar ao Brasil.

A proposta feita pelo ex-dirigente foi: pagar ao jogador o que ele receberia nos dois últimos anos de contrato na Rússia ao longo de quatro temporadas no Palmeiras. Luiz aceitou e comunicou ao Spartak que abria mão dos valores que tinha direito até o fim do vínculo. Desta forma, o clube russo topou liberar o centroavante gratuitamente ao Verdão e dividiu os direitos econômicos: 50% ainda são do time de Moscou e outros 50% do Verdão.

Desde que chegou ao Palmeiras, Luiz Adriano tem 27 gols em 63 partidas. Mas foi nesta temporada que ele se firmou como referência. Líder, o centroavante fez gols importantes desde a final do Campeonato Paulista, passando pelos mata-matas da Copa do Brasil e da Libertadores. Para tê-lo em condições ideias na final, o clube fez um controle de minutos e o poupou dos últimos dois jogos, assim como os outros titulares.