Topo

Brasileirão - 2020

OPINIÃO

"Encarada antes da luta". Blogueiros dizem o que esperar de Verdão x Grêmio

Grêmio e Palmeiras empataram por 1 a 1 no confronto do primeiro turno, em Porto Alegre - Cesar Greco/S.E.P Palmeiras
Grêmio e Palmeiras empataram por 1 a 1 no confronto do primeiro turno, em Porto Alegre Imagem: Cesar Greco/S.E.P Palmeiras

Do UOL, em Santos (SP)

15/01/2021 12h00

Finalistas da Copa do Brasil de 2020, Palmeiras e Grêmio entram em campo na noite de hoje (15), às 21h30 (de Brasília), no Allianz Parque, em jogo que abre a 30ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Em uma prévia da grande decisão do torneio nacional, os times medem forças em um duelo direto no Brasileirão - o Grêmio é o quinto colocado, com 49 pontos, contra 47 do Palmeiras, sexto na tabela.

O que dá pra esperar do jogo de hoje? "Será mais ou menos como uma encarada antes da luta", disse Menon. "Será como assistir à passagem de som de uma banda antes do Rock in Rio", opinou Perrone. Confira as análises dos colunistas do UOL Esporte:

Talvez um bom jogo, mas não muita coisa pensando na final. O Palmeiras vai começar a administrar fisicamente o elenco e Renato Gaúcho é da "Velha Guarda", acha que esconder o jogo agora pode ser vantagem na decisão.
ANDRÉ ROCHA

Dois times com outras prioridades. Mas o Grêmio está mais descansado e com menos desafios nesse fim de temporada. Leve favoritismo.
ANDREI KAMPFF

Absolutamente nada. O Palmeiras vai jogar com o time reserva e se empatar já vai comemorar. O Grêmio, mesmo que jogue com a força máxima, não terá a mesma atenção que teria na final. Esse é só mais um jogo para cumprir tabela.
DANILO LAVIERI

Difícil qualquer comparação porque o Palmeiras, nessa maratona, deve usar um time bem diferente hoje do que usará em fevereiro ou até março, datas possíveis para a final da Copa do Brasil. Acho que mesmo Renato Gaúcho não mostrará qualquer ideia que planeja, até por enfrentar um time diferente e para não dar pistas a Abel.
MARCEL RIZZO

Palmeiras administrando elenco e mirando a final da Libertadores, Grêmio jogando fechado, como contra o São Paulo, tentando causar ao adversário o desconforto que costuma apresentar diante de adversários assim.
MAURO CEZAR

O jogo não tem a ver com a Copa do Brasil, na minha opinião. É uma das últimas chances para os dois clubes lutarem pelo título do Brasileiro. Acredito em jogo intenso.
MENON

Será mais ou menos como uma encarada antes da luta. Nada mais do que isso. Abel deve orientar que seus jogadores peguem leve por causa da maratona que o Verdão tem pela frente, enquanto Renato vai querer "esconder o jogo" do rival. A partida tem tudo para ser bem morna.
MILTON NEVES

Vai ser um bom duelo tático, mas não devemos ter o melhor futebol dos dois. Será como assistir à passagem de som de uma banda antes do Rock in Rio.
PERRONE

Acho que o jogo pelo Brasileirão tem outra pegada. O Palmeiras está bem desfalcado (sem Gabriel Menino, Gustavo Gómez e Gabriel Veron), tem o clássico contra o Corinthians daqui três dias e precisa administrar essa maratona de jogos. Jogo com cara de empate.
RODOLFO RODRIGUES

Acredito que o jogo não terá exatamente o mesmo caráter da final. Mesmo com as equipes ainda visando o título brasileiro, o envolvimento é totalmente diferente, principalmente por parte do Palmeiras, que está numa sequência forte de jogos. Penso até que Abel Ferreira deva preservar alguns titulares. Segunda-feira tem Derby e sabemos que uma derrota para o Corinthians pode trazer uma crise. Para o Grêmio, não.
RODRIGO COUTINHO