PUBLICIDADE
Topo

Brasileirão - 2020

Palmeiras x Grêmio: Abel usa alguns titulares, e Renato escala Thaciano

Alisson, do Grêmio, e Gabriel Menino, do Palmeiras, disputam bola em partida válida pelo Brasileiro - Cesar Greco/S.E.P Palmeiras
Alisson, do Grêmio, e Gabriel Menino, do Palmeiras, disputam bola em partida válida pelo Brasileiro Imagem: Cesar Greco/S.E.P Palmeiras

Do UOL, em São Paulo

15/01/2021 04h00Atualizada em 15/01/2021 20h44

Classificação e Jogos

Palmeiras e Grêmio se enfrentam hoje (15), às 21h30, no Allianz Parque, em duelo da 30ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Aquecimento dos 'novos milionários'

O jogo desta noite não deixa de ser um aquecimento para a final da Copa do Brasil, que também será disputa pelos rivais. Como o UOL Esporte revelou, os dois clubes já receberam R$ 22 milhões cada um da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), como antecipação dos prêmios da decisão do torneio. O campeão ainda ganhará mais R$ 32 milhões.

No Brasileirão, os times estão próximos na tabela: o Verdão é o sexto colocado, com 47 pontos em 27 partidas, enquanto o Tricolor é o quinto, com 49 em 28 confrontos.

Onde assistir

A partida será transmitida pelo Premiere para todo o Brasil. O Placar UOL fará o relato em tempo real.

Renato surpreende e escala Thaciano

Renato surpreendeu. No meio campo, sem Lucas Silva, o treinador optou por escalar Thaciano. Darlan e Maicon ficam no banco de reservas. Na zaga, Rodrigues atua na vaga de Pedro Geromel. Os demais jogadores são os titulares que costumam atuar.

Abel Ferreira faz cinco mudanças

O técnico Abel Ferreira decidiu fazer cinco mudanças em relação ao jogo de terça (12), contra o River Plate. Luan entrou na vaga do lesionado Gustavo Gómez, Danilo tem um entorse no tornozelo direito e Emerson Santos entrou na sua vaga, enquanto Raphael Veiga ocupa o lugar de Gabriel Menino, que está suspenso. Na frente, Gustavo Scarpa e Luiz Adriano ficam no banco, e Breno Lopes e Willian serão titulares.

Escalações

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Alan Empereur e Viña; Emerson Santos, Zé Rafael e Raphael Veiga; Rony, Breno Lopes e Willian. Técnico: Abel Ferreira

GRÊMIO: Vanderlei; Victor Ferraz, Kannemann, Rodrigues e Diogo Barbosa; Matheus Henrique, Thaciano, Alisson, Jean Pyerre e Pepê; Diego Souza. Técnico: Renato Gaúcho

Suspensos e liberados

O Palmeiras não terá Gabriel Menino, suspenso, mas conta com o retorno de Mayke, recuperado da Covid-19. Já o Grêmio não terá Paulo Miranda e Lucas Silva, também por acúmulo de cartões amarelos, e, em contrapartida, Luiz Fernando retorna depois de contrair o novo coronavírus.

No departamento médico

O Palmeiras não conta com Felipe Melo (em transição entre a parte física e técnica), Wesley (recuperando-se de cirurgia no joelho esquerdo), Luan Silva (cirurgia no joelho esquerdo), Gabriel Veron (lesão na coxa esquerda) e Patrick de Paula (incômodo na coxa esquerda). Já o Grêmio está desfalcado de Pedro Geromel (lesão na coxa esquerda) e Leonardo Gomes (lesão no joelho).

Estratégias dos treinadores

Abel Ferreira deve fazer mudanças na equipe, já que o Palmeiras vem de uma partida muito desgastante, física e psicologicamente, contra o River Plate (ARG). O técnico português, porém, não deve lançar um time totalmente reserva. A nove pontos do líder São Paulo tendo dois jogos a menos e ainda o confronto direto a realizar, o Verdão se vê na briga pelo Brasileiro, mesmo que dispute as decisões da Copa do Brasil e da Libertadores.

Renato Gaúcho utilizará o que tem de melhor à disposição. Depois de preservar alguns jogadores, e levantar polêmica, na última rodada, o treinador contará com quase todos os considerados titulares. Pedro Geromel é a principal ausência, em razão de uma lesão muscular. O Grêmio mantém sua forma de atuar, no 4-2-3-1, apostando muito na velocidade de Pepê e nos gols de Diego Souza.