Topo

São Paulo

Sem Bruno Alves, São Paulo perde dupla de zaga mais eficiente do elenco

Arboleda e Bruno Alves em jogo do São Paulo contra o Goiás - Rubens Chiri / saopaulofc.net
Arboleda e Bruno Alves em jogo do São Paulo contra o Goiás Imagem: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Thiago Fernandes

Do UOL, em São Paulo

10/01/2021 04h00

Dono da terceira melhor defesa do Brasileirão com 26 gols sofridos, o São Paulo variou bastante a formação da zaga ao longo de 2020. No jogo contra o Santos, hoje (10), às 16h (de Brasília), Fernando Diniz será novamente obrigado a mudar a escalação. Sem Bruno Alves, suspenso, ele não conseguirá formar a dupla ideal para o setor, que contaria também com a presença de Arboleda. Léo e Diego Costa disputam a posição para o duelo que ocorre no Morumbi.

Em 28 rodadas do campeonato nacional, o Tricolor paulista precisou utilizar quatro zagueiros diferentes e formou cinco combinações distintas. A mais eficiente é aquela formada por Bruno Alves e Arboleda. Os números ratificam o bom trabalho dos dois atletas mais experientes em campo, que chegaram a ser preteridos pelo treinador durante esta jornada, diga-se. Presentes em nove partidas como titulares, eles viram o time sofrer apenas quatro gols enquanto estiveram em campo, uma média de 0,44 por confronto. Com eles, o time conquistou sete vitórias, um empate e uma derrota.

Na última quarta-feira (6), a parceria foi desfeita porque, segundo o clube, Arboleda se queixou de desconforto muscular na última hora e ficou no banco de reservas — Diego Costa jogou em seu lugar e foi mal; Léo voltou para o campo após o intervalo. Hoje, seguirão afastados por causa da suspensão automática de Bruno Alves.

Embora Arboleda e Bruno Alves formem a melhor zaga do São Paulo nos números, esta não foi a dupla que mais jogou na atual edição do Campeonato Brasileiro. Hoje considerados reservas, Diego Costa e Léo estiveram em dez compromissos da equipe —a promoção da jovem dupla aconteceu num momento de ousadia de Diniz, que julgava que essa combinação melhoraria a saída de bola e, por consequência, a articulação ofensiva da equipe. Juntos, viram o time sofrer dez gols, uma média de um por partida. O aproveitamento também foi abaixo do esperado — eles somaram quatro vitórias, cinco empates e uma derrota.

A terceira dupla mais utilizada no Morumbi é formada por Bruno Alves e Diego Costa —que demorou um pouco a ceder lugar ao retorno de Arboleda. Eles estiveram em campo em sete partidas e viram a equipe ter a rede balançada em oito oportunidades, uma média de 1,14 gol sofrido por jogo. Em que pese o excesso de gols, a equipe obteve bons resultados no período. Foram cinco vitórias, um empate e uma derrota.

Nos outros dois jogos restantes, Fernando Diniz usou duas duplas distintas. Bruno Alves e Léo estiveram em campo no empate por 1 a 1 com o Vasco, no Morumbi. Arboleda e Léo atuaram no triunfo por 3 a 1 sobre o Bahia na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA).

Para o jogo de hoje, Diniz ainda não se definiu sobre a formação da zaga. O técnico, no entanto, já sabe que contará com Arboleda entre os titulares.

Confira os números das duplas de zaga do São Paulo no Brasileirão 2020:

Diego Costa e Léo

Sport 0 x 1 São Paulo
São Paulo 1 x 0 Athletico-PR
São Paulo 2 x 1 Corinthians
Atlético-MG 3 x 0 São Paulo
São Paulo 3 x 1 Fluminense
São Paulo 1 x 1 Red Bull Bragantino
Santos 2 x 2 São Paulo
Inter 1 x 1 São Paulo
Coritiba 1 x 1 São Paulo
Ceará 1 x 1 São Paulo

10 gols sofridos em 10 partidas (4 vitórias, 5 empates e 1 derrota)

Arboleda e Bruno Alves

São Paulo 1 x 0 Fortaleza
Vasco 2 x 1 São Paulo
São Paulo 1 x 1 Bahia
Goiás 0 x 3 São Paulo
São Paulo 1 x 0 Sport
São Paulo 4 x 0 Botafogo
Corinthians 1 x 0 São Paulo
São Paulo 3 x 0 Atlético-MG
Fluminense 1 x 2 São Paulo

4 gols sofridos em 9 partidas (7 vitórias, 1 empate e 1 derrota)

Bruno Alves e Diego Costa

São Paulo 3 x 0 Atlético-GO
Palmeiras 0 x 2 São Paulo
São Paulo 0 x 0 Grêmio
Flamengo 1 x 4 São Paulo
São Paulo 2 x 1 Goiás
Fortaleza 2 x 3 São Paulo
Red Bull Bragantino 4 x 2 São Paulo

8 gols sofridos em 7 partidas (5 vitórias, 1 empate e 1 derrota)

Bruno Alves e Léo

São Paulo 1 x 1 Vasco

1 gol sofrido em 1 partida (1 empate)

Arboleda e Léo

Bahia 1 x 3 São Paulo

1 gol sofrido em 1 partida (1 vitória)

Ficha técnica
São Paulo x Santos

Motivo: 29ª rodada do Campeonato Brasileiro 2020
Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 10 de janeiro de 2021 (domingo)
Horário: às 16h (de Brasília)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (Fifa/SC)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (Fifa/SC) e Alex dos Santos (SC)
VAR: Heber Roberto Lopes (SC)
Assistentes do VAR: Marielson Alves Silva (BA) e Éder Alexandre (SC)

São Paulo: Tiago Volpi, Juanfran, Léo (Diego Costa), Arboleda e Reinaldo; Luan, Gabriel Sara, Daniel Alves e Igor Gomes; Vitor Bueno (Luciano) e Brenner. Técnico: Fernando Diniz.

Santos: João Paulo; Madson, Luiz Felipe, Laércio e Jean Mota; Balieiro, Jobson, Sandry e Lucas Lourenço (Alex); Bruno Marques e Arthur Gomes. Técnico: Cuca.

São Paulo