Topo

Brasileirão - 2020

Santos sai na frente, mas cede empate para o Ceará na Vila Belmiro

Do UOL, em São Paulo

27/12/2020 20h22

Santos e Ceará ficaram no empate, em 1 a 1, na noite de hoje. Na Vila Belmiro, o Peixe comandado por Cuca teve uma postura mais ofensiva, saiu na frente com Marinho, mas sofreu o gol do Vozão ainda no primeiro tempo e não conseguiu mais reverter a situação. O VAR ainda invalidou um gol santista na parte final do confronto. O resultado na Baixada Santista deixa as duas equipes no meio da tabela de classificação do Campeonato Brasileiro.

Embalado pelo bom momento na temporada, o Santos partiu para cima e conseguiu empurrar o Ceará para o campo de defesa durante quase toda a partida. A equipe paulista acertou bola na trave e deu bastante trabalho para Fernando Prass, mas o Vozão também foi efetivo quando chegou ao ataque e voltará para o Nordeste com um ponto ganho na mala de viagem.

O empate deixa o Santos com 39 pontos ganhos, na 8ª colocação. Já o Ceará chega aos 36 e se mantém na 10ª posição, dentro da zona de classificação para a Copa Sul-Americana. O próximo compromisso do Peixe na temporada é contra o Boca Juniors, no dia 6 de janeiro, pela semifinal da Copa Libertadores. Já o Vozão entra em campo um dia depois para enfrentar o Internacional pela sequência do Campeonato Brasileiro.

Pituca domina o meio de campo

O volante do Santos acabou a partida como o destaque positivo do duelo na Vila Belmiro. Responsável pela saída de bola do Peixe, o meio-campista deu fluidez para o sistema ofensivo da equipe mandante e ajudou na marcação. Mesmo com cinco homens escalados naquela região do campo, o Ceará se preocupou em não dar espaços para Marinho e Soteldo, o que facilitou o trabalho de Pituca.

Isolado, Vina não rende o esperado

Um dos destaques do Ceará nesta temporada, o meia-atacante Vina não apresentou o bom futebol de jogos anteriores. Isolado no ataque e quase sempre sem opções, o jogador do Vozão acabou ficando preso na marcação do Santos durante quase toda a partida.

'Minimíssil' de Marinho

Vivendo grande fase com a camisa do Santos, o atacante Marinho não demorou para tirar o zero do marcador da Vila Belmiro. Em arrancada de Soteldo pela esquerda, a bola chegou para Pituca dentro da área e o meio-campista a rolou para Marinho. O jogador bateu seco, rasteiro, no contrapé de Fernando Prass, sem chances de defesa.

John faz milagre, mas não o suficiente

Depois de esperar o Santos em seu campo de defesa durante quase todo o primeiro tempo, o Ceará conseguiu ser mais competitivo na reta final dos 45 minutos iniciais. Em um ataque de velocidade pela direita, Bruno Pacheco contou com o desvio da zaga para achar Cléber dentro da área. O atacante cabeceou forte, mas o goleiro John se esticou todo e fez a defesa. No rebote, Samuel Xavier estava atento para fazer o gol da equipe nordestina.

Cuca arrisca e Soteldo se incomoda

O empate não era o resultado que mais agradava o Santos na partida, então o técnico Cuca optou por sacar o volante Alison e colocar o atacante Arthur Gomes. Além disso, o treinador sacou Soteldo e colocou Bruninho, pensando no jogo aéreo. O problema é que o habilidoso venezuelano não gostou de ser substituído e saiu de campo visivelmente incomodado, reclamando e de cabeça baixa.

Brilha a estrela de Fernando Prass

Com as substituições dos dois lados, o jogo ficou mais aberto e com possibilidades reais de gol para Santos e Ceará. Em uma jogada rápida pela direita, a defesa do Vozão espirrou a bola dentro da área e Marinho apareceu livre, sem marcação. O atacante do Peixe dominou e encheu o pé, já quase dentro da pequena área. O goleiro Fernando Prass se jogou na bola e a desviou para o travessão e, em seguida, para fora.

Ação do VAR frustra os santistas

Sem Soteldo, mas com dois jogadores altos dentro da área, o Santos se mandou ao ataque em busca da vitória na Vila Belmiro. Em cobrança de escanteio, Marinho acertou um belo cruzamento fechado, venceu o goleiro Fernando Prass e achou Arthur Gomes na área. O atacante fechou o olho e empurrou para o fundo da rede, mas a bola resvalou em seu braço. O VAR entrou em ação e anulou o gol do Peixe.

Cronologia do jogo

Marinho colocou o Santos em vantagem na partida logo no início do primeiro tempo. O Peixe dominou a etapa, mas sofreu o empate com Samuel Xavier aproveitando rebote dentro da área. Na etapa final, o Ceará começou melhor, equilibrou a partida, mas logo voltou a ser pressionado pelo time da casa. No fim, o Santos empurrou o Vozão para seu campo de defesa e criou boas chances de conquistar a vitória, mas sem sucesso.

Ficha técnica

Santos 1x1 Ceará
Competição: Campeonato Brasileiro (27ª rodada)
Data: 27 de dezembro de 2020, domingo
Hora: 18h15, de Brasília
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Rodolpho Toski Marques (PR)
Auxiliares: Bruno Boschilia e Ivan Carlos Bohn (ambos do PR)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
Gols: Marinho (Santos), aos 10' do 1º tempo; Samuel Xavier (Ceará), aos 36' do 1º tempo.
Cartões amarelos: Pituca, John e Felipe Jonatan (Santos); Cleber e Saulo (Ceará)

Santos: John Victor; Lucas Braga, Laércio, Luan Peres e Felipe Jonatan (Jean Mota); Alison (Arthur Gomes), Sandry (Vinícius Balieiro) e Diego Pituca; Marinho, Kaio Jorge (Lucas Lourenço) e Soteldo (Bruninho). Técnico: Cuca

Ceará: Fernando Prass; Samuel Xavier (Eduardo), Tiago, Klaus e Bruno Pacheco; Fabinho, Charles (Pedro Naressi), Fernando Sobral (Kelvyn), Vina e Lima (Saulo); Cléber (Felipe Vizeu). Técnico: Guto Ferreira