Topo

Brasileirão - 2020

Sport derrota o Coritiba e ganha respiro na briga contra o rebaixamento

Thiago Neves abriu o placar para o Sport na Ilha do Retiro - Paulo Paiva/AGIF
Thiago Neves abriu o placar para o Sport na Ilha do Retiro Imagem: Paulo Paiva/AGIF

Do UOL, em São Paulo

13/12/2020 20h08

Jogando na Ilha do Retiro, o Sport venceu o Coritiba por 1 a 0 pela 25ª rodada do Brasileirão e abriu sete pontos de vantagem da equipe paranaense, que segue na zona de rebaixamento. O gol do Leão foi marcado por Thiago Neves e deu um respiro para o time de Jair Ventura na briga contra o rebaixamento. O treinador Rodrigo Santana foi demitido do Coxa após o revés.

Com a vitória, o Sport chegou aos 28 pontos conquistados e subiu para a 15ª colocação, ficando três pontos a frente do Vasco, primeiro time dentro da zona de rebaixamento. Já o Coritiba segue em situação delicada, com 21 pontos conquistados e na 18ª posição.

Agora, o Sport volta a jogar pelo Campeonato Brasileiro também na Ilha do Retiro, contra o Grêmio, no próximo sábado. Já o Coritiba recebe o Botafogo no Couto Pereira em partida importante na briga contra o rebaixamento.

O melhor: Patric

O lateral direito do Sport deu uma bela assistência para o gol da vitória de Thiago Neves. Além disso, o jogador criou oportunidades para aumentar o placar, que não foram bem aproveitadas.

O pior: Mattheus

Jogando improvisado na lateral esquerda, Mattheus não teve boa atuação na noite de hoje. Perdido em alguns lances, acabou cedendo muito espaço nas costas e foi assim que nasceu o único gol do adversário na partida.

Coritiba demite Rodrigo Santana

O treinador do Coritiba, Rodrigo Santana, não resistiu a mais um resultado negativo e foi demitido logo após o fim da partida. Desde que assumiu a partida, no início de novembro, o técnico fez cinco partidas como comandante do Coxa e não venceu nenhuma. Foram três derrotas e dois empates em pouco mais de um mês a frente do time.
Em nota, o Coritiba desejou sucesso a Santana e a seu corpo técnico, que deixa o clube junto com o treinador. Pachequinho será o comandante do Coxa na próxima partida, contra o Botafogo.

Sport mostra postura mais ofensiva

No primeiro tempo, o Sport mostrou um futebol bem mais ofensivo do que vinha apresentando nas últimas rodadas. Jogando em casa, o Leão comandou a maioria das ações ofensivas no primeiro tempo, colocou a bola no chão e buscou o jogo sempre que possível. O Coritiba, por sua vez, teve um bom trabalho defensivo, cedendo poucos espaços para o adversário. A equipe pernambucana encontrou muita dificuldade para criar lances claros, esbarrando na falta de qualidade nos passes finais na maioria das jogadas.

Leão abre o placar após insistir

Buscando mais o jogo, o Sport conseguiu fazer o primeiro gol em uma boa trama ofensiva. Aos 37 minutos, Marquinhos encontrou um excelente passe para Patric, explorando as costas do lateral esquerdo do Coritiba. O lateral do Leão alcançou a bola próximo a linha de fundo e cruzou rasteiro para Thiago Neves, que concluiu de primeira para o fundo das redes, dando a vantagem para o Sport.

Coritiba tenta, mas esbarra na falta de criatividade

Rodrigo Santana fez mudanças no Coritiba logo no intervalo, o que soltou um pouco o time. No entanto, a equipe paranaense encontrou muita dificuldade para furar a defesa do Sport. Pelo lado, Rafinha foi o jogador que mais tentou, mas foram poucas as chances claras de gol para o Coxa. Sem conseguir trabalhar a bola de forma efetiva, apelou, sem sucesso, para alguns chutes de fora da área.

Sport controla o jogo e sai com a vitória

O Sport diminuiu um pouco o ritmo, mas seguiu buscando o jogo e foi muito perigoso principalmente nos lances de bola parada e no contra-ataque. A equipe de Jair Ventura teve diversas chances de aumentar o placar, mas parou em defesas de Wilson e no travessão em lance incrível de Dalberto aos 34 minutos da etapa complementar. Mesmo sem conseguir aumentar o placar, o Leão conseguiu segurar as tentativas ofensivas do Coxa e, controlando bem o jogo principalmente no meio-campo, não levou muitos sustos no segundo tempo, garantindo os três pontos.

FICHA TÉCNICA

Sport 1 x 0 Coritiba

Data: 13 de dezembro de 2020 (domingo)
Horário: 18h15 (de Brasília)
Local: Ilha do Retiro, em Recife (PE)
Competição: Campeonato Brasileiro (25ª rodada)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa e Michael Correia

Cartão amarelo: Robson (Coritiba);

Gols: Thiago Neves - 37'/1ºT (1-0);

SPORT: Luan Polli, Patric, Iago Maidana, Adryelson, Júnior Tavares; Marcão Silva, Ronaldo Henrique (Betinho), Lucas Mugni (Raul Prata),Thiago Neves (Jonatan Gomez); Marquinhos (Luciano Juba), Dalberto (Mikael). Técnico: Jair Ventura.

CORITIBA: Wilson, Maílton, Rhodolfo, Sabino, Mattheus; Hugo Moura (Pablo Tomaz), Matheus Bueno (Neilton), Giovanni Augusto (Jonathan); Robson (Yan Sasse), Rafinha (Osman), Ricardo Oliveira. Técnico: Rodrigo Santana.