Topo

Atlético-MG

Sérgio Sette Câmara se despede do Atlético-MG, que elege novo presidente

Sette Câmara deixará o comando do Galo sem concorrer à reeleição - Pedro Souza/Atlético-MG
Sette Câmara deixará o comando do Galo sem concorrer à reeleição Imagem: Pedro Souza/Atlético-MG

Guilherme Piu

Do UOL, em Belo Horizonte

11/12/2020 04h00

O Atlético-MG viverá a partir da próxima semana o período de transição de governo devido ao fim do mandato de Sérgio Sette Câmara, que preside oficialmente o clube até 31 de dezembro deste ano e passará o bastão para o empresário Sérgio Coelho, que será eleito o novo presidente hoje (11), em eleição realizada no Conselho Deliberativo alvinegro.

O pleito acontecerá entre às 9h e 17h, no salão de eventos do Labareda Clube, sede social do Galo, na região da Pampulha, em Belo Horizonte. Sérgio Coelho, o único a inscrever chapa — a "Galo Sempre Forte" — para concorrer ao cargo máximo no Atlético-MG. No entanto, não será aclamado novo presidente apenas por não ter concorrente. Será necessário cumprir regras estatutárias e, por isso, o empresário precisará do voto da maioria dos presentes na reunião ordinária do Conselho para ser eleito presidente no triênio 2021/2023.

"Eu e meu vice, o doutor José Murilo Procópio, estamos muito felizes por termos conseguido chegar às eleições do nosso clube com apenas uma chapa. Sinal de que nossa mensagem e nossos nomes foram bem aceitos pela grande maioria de vocês. Mas precisamos, agora, darmos uma definitiva mensagem de união. Para isso, peço a todos que, apesar das dificuldades e do momento que estamos passando, façam esforço para comparecerem ao Labareda na próxima sexta-feira, dia 11, entre 9h e 17h, para votar em nossa chapa. Sermos eleitos com boa votação é importante para demonstrar força e união em nosso grupo. Para termos, afinal, um time forte e unido (como continuaremos a tê-lo), nada melhor do que começarmos a fazê-lo desde nossa diretoria. Conto com vocês. Muito obrigado. Até sexta!", disse em mensagem enviada aos conselheiros na semana passada.

Segundo o departamento de comunicação do Atlético-MG, 366 conselheiros têm direito a voto na eleição de hoje. Sérgio Coelho precisará da maioria que estiver presente ao pleito para chegar à cadeira presidencial. Assim que finalizar o período protocolar de votação, as urnas serão fechadas e se iniciará a apuração do resultado.

Fim da era Sette Câmara

O atual presidente participará do processo de transição de governo no Galo. Porém, antes de sua despedida oficial, Sette Câmara recebeu o apoio de um dos maiores investidores do clube: o empresário do ramo de engenharia Rubens Menin.

"Poucas pessoas sabem o que você enfrentou, eu sei, não foi fácil sua missão na presidência do Atlético. Mas como te falo. Seu período vai passar, mas sua obra fica, o legado fica. Você foi o presidente que começou a construção da arena, você conseguiu dar um passo importante na normalização das finanças do Atlético. Lógico que não é de uma hora para outra, mas você teve a coragem, e muitas outras coisas. O Atlético poderá viver uma nova história no futuro e a semente começou na sua gestão. E a Massa nunca vai esquecer disso. Parabenizo você pela coragem que eu sei que você teve para começar tudo isso", disse o fundador da MRV Engenharia em mensagem enviada ao canal do jornalista Breno Galante, no YouTube.

Sérgio Sette Câmara deixará o Galo sem tentar se manter no cargo por mais três anos. O atual presidente até poderia concorrer à reeleição, mas tomou por decisão abrir mão dessa premissa para evitar conflitos políticos nos bastidores do clube. Há algumas alas contrárias no Conselho Deliberativo do Atlético-MG, principalmente a que apoia o ex-presidente Alexandre Kalil, atual prefeito de Belo Horizonte.

O próprio Sette Câmara, antigo aliado de Kalil, já não tem mais um relacionamento amistoso com o agora político. Vez ou outra essas diferenças foram barreira para decisões da atual diretoria alvinegra.

Atlético-MG