Topo

Palmeiras

Com mudança na defesa a cada 2 jogos, Palmeiras de Abel estuda nova dupla

Gustavo Gómez durante treino do Palmeiras na Academia de Futebol - Cesar Greco
Gustavo Gómez durante treino do Palmeiras na Academia de Futebol Imagem: Cesar Greco

Gabriela Chabatura

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/12/2020 04h00

Escalar o Palmeiras não tem sido missão fácil para o técnico Abel Ferreira desde que chegou ao clube, em 5 de novembro. Trabalhando de maneira remota a partir de quando começou a cumprir a quarentena por testar positivo para a Covid-19, o comandante agora cogita a possibilidade de mandar a campo contra o Bahia, amanhã (12), no Allianz Parque, uma dupla inédita na defesa.

Isso pode acontecer caso Ferreira opte por escalar um time alternativo no Brasileirão, já que terá uma decisão no meio da semana contra o Libertad, pela partida de volta das quartas de final da Copa Libertadores. Se decidir poupar Luan e Gustavo Goméz, titulares na última terça (8), o treinador terá apenas Kuscevic, Alan Empereur e Renan como opções, uma vez que Emerson Santos seria utilizado como volante. Os três defensores não começaram uma partida juntos.

Caso a mudança se confirme, será a quinta formação da defesa palmeirense sob o comando do português. Em 11 jogos, incluindo os confrontos comandados por seus auxiliares, Abel Ferreira escalou quatro diferentes duplas, são elas: Luan e Gustavo Goméz (5x); Emerson Santos e Renan (3x); Emerson Santos e Goméz (2x); Luan e Empereur (1x).

Para além das evidências da montagem do time, as alterações também reforçam a importância do capitão Gustavo Goméz. Preferido pelo técnico, ele atuou sete jogos como titular — presença em 63% dos jogos de Abel. Se analisadas as estatísticas do defensor durante toda a temporada, os números explicam tamanha predileção e soberania no setor defensivo alviverde. Em 52 jogos oficiais do Palmeiras nesta temporada, o paraguaio atuou em 77% deles e anotou quatro gols — números que já tendem a ser melhores que do ano passado, quando terminou com 42 partidas e cinco gols.

Contudo, Goméz foi um dos atletas que reclamou de cansaço depois da partida no Defensores del Chaco e que vem de uma sequência desgastante, apesar de ter ficado fora do clássico com o Santos, na rodada passada do Brasileirão, por causa da suspensão aplicada pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

"O físico nos custou um pouco. Estamos muitas dificuldades, muitos lesionados, outros com Covid. Estamos superando isso em cada jogo. Agora vamos descansar que no fim de semana temos jogo importante no Brasileirão, que estamos brigando", disse o zagueiro.

O Palmeiras encerra a preparação para a partida contra o Bahia na tarde de hoje (11), às 16h, quando o time se reapresenta na Academia de Futebol.

Palmeiras