Topo

Palmeiras

Desfigurado, Palmeiras perde quase time todo e sofre até para montar banco

Abel Ferreira durante treino do Palmeiras, na Academia de Futebol - Cesar Greco
Abel Ferreira durante treino do Palmeiras, na Academia de Futebol Imagem: Cesar Greco

Thiago Ferri

Do UOL, em São Paulo

11/11/2020 04h00

O Palmeiras começa a decidir hoje (11), contra o Ceará, uma vaga na semifinal da Copa do Brasil. Em seu terceiro jogo pelo clube, Abel Ferreira terá dificuldade para não apenas definir os 11 titulares, mas até o banco de reservas. Com elenco curto e dez desfalques, o Verdão estará desfigurado no duelo das 16h30, no Allianz Parque.

Weverton, Gabriel Menino, Gustavo Gómez e Viña estão com suas seleções; Felipe Melo, Wesley e Luan Silva se recuperam de cirurgias; Esteves faz recondicionamento físico, enquanto Luiz Adriano tem uma sobrecarga muscular na coxa esquerda, e Luan está com Covid-19. Assim, apenas 16 jogadores do elenco estão à disposição.

Entre os titulares, Abel terá uma defesa completamente nova: Emerson Santos, que fez três jogos no ano, pode ter de jogar ao lado do reforço Benjamín Kuscevic — o chileno fez seu primeiro treino com o grupo ontem (10). Renan, zagueiro e lateral esquerdo do sub-20, é outra opção para que o português não precise improvisar alguém, como Patrick de Paula, que já foi zagueiro na base.

Na esquerda, Gustavo Scarpa deve ser deslocado na lateral em uma das sete trocas em relação ao time que venceu o Vasco, domingo (8), pelo Campeonato Brasileiro. Apenas Zé Rafael, Raphael Veiga, Veron e Rony devem ser mantidos.

Assim como Renan, o atacante Gabriel Silva é do sub-20, mas tem completado treinos e ficou no banco de reservas no fim de semana. Isto deve se repetir, mas não será suficiente.

Outros nomes da base precisarão ser convocados e alguns já participaram do treino de ontem (10) — Vanderlan (lateral esquerdo), Carlos (zagueiro), Quiñonez (meio-campista), Vitinho (meio-campista), Marino (atacante) e Aníbal (atacante). Alguns deles ficarão no banco e isto vai gerar desfalques também para o time de juniores, pois o Verdão joga às 15h as quartas de final da Copa do Brasil sub-20, contra o Internacional.

O Palmeiras encurtou o elenco e fez quase R$ 100 milhões em vendas de direitos econômicos de atletas neste segundo semestre, depois de apresentar um déficit de R$ 115 milhões na primeira metade da temporada. Com problemas financeiros, o clube buscou no fim da janela de transferências internacionais dois zagueiros: Kuscevic e Alan Empereur, que chegou ontem à noite ao Brasil. O atacante Breno (ex-Juventude) vai preencher a lacuna aberta com a lesão de Wesley.

A saída no momento é usar ainda mais os jogadores do sub-20, que vêm completando atividades na Academia de Futebol. Abel Ferreira, ao chegar, disse ter diagnosticado algumas necessidades no grupo — e até indicou o zagueiro Alan Empereur (ex-Hellas Verona) —, mas não costuma ficar reclamando pela falta de reforços.

"Não sou treinador de chorar, não. Sou treinador de olhar para dentro, ver as soluções e acreditar nos nossos jogadores. Quem está fora, quer uma oportunidade para poder mostrar o seu valor. Está aí a oportunidade. Vamos seguramente ser um time competitivo", disse o português, no domingo.

Ceará também tem problemas

Assim como o Verdão, o Ceará estará bastante desfalcado para o jogo de hoje. A principal ausência é do atacante Vina, destaque do Vozão, mas diagnosticado com a Covid-19 — Eduardo Brock também está com a doença e não joga. Além deles, o técnico Guto Ferreira não pode contar com Alyson, Cléber, Saulo Mineiro e Jacaré, que já atuaram na Copa do Brasil por outras equipes. William Oliveira, lesionado, completa a lista de problemas.

FICHA TÉCNICA:

PALMEIRAS x CEARÁ
Local: Allianz Parque, em São Paulo
Data: 11 de novembro de 2020, quarta-feira
Horário: 16h30
Árbitro: Braúlio da Silva Machado (Fifa-SC)
Assistentes: Henrique Neu Ribeiro (SC) e Helton Nunes (SC)
VAR: Héber Roberto Lopes (SC)

PALMEIRAS: Jailson; Marcos Rocha, Emerson Santos, Renan (Kuscevic) e Gustavo Scarpa; Danilo, Zé Rafael e Raphael Veiga; Rony, Gabriel Veron e Willian. Técnico: Abel Ferreira

CEARÁ: Fernando Prass; Samuel Xavier, Luiz Otávio, Tiago e Bruno Pacheco; Charles, Fabinho e Felipe Silva; Fernando Sobral, Léo Chú e Rafael Sobis. Técnico: Guto Ferreira

Palmeiras