Topo

Flamengo concede títulos a aliados de Bolsonaro e presidente da Alerj

Hélio com o presidente Jair Bolsonaro -  Reprodução/Facebook
Hélio com o presidente Jair Bolsonaro Imagem: Reprodução/Facebook

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

06/11/2020 09h37

Em reunião realizada na noite de ontem (5), o Conselho de Grandes Beneméritos do Flamengo aprovou a concessão de diversos títulos previstos pelo estatuto do clube.

Na sessão, o Rubro-negro definiu conceder a honraria de sócio honorário ao deputado federal Hélio Fernando Barbosa Lopes (Hélio Negão, aliado de primeira hora do presidente Jair Bolsonaro), a André Ceciliano (presidente da Alerj), Mauro Barbosa Cid (ajudante de ordens de Bolsonaro), Célio Faria Jr. (chefe da assessoria especial de Bolsonaro), Jorge Oliveira Francisco (ministro da secretaria-geral de Bolsonaro), e a Walter Feldman (secretario-geral da CBF). O ex-zagueiro Mozer também foi agraciado.

Com exceção dos títulos concedidos a Feldman e Mozer, os demais causaram contrariedade entre conselheiros do clube, que alegam haver desrespeito às regras previstas. De acordo com o estatuto, "honorário é aquele a quem este título for conferido pelo Poder competente, como homenagem especial, em atenção a assinalados serviços prestados ao Flamengo ou ao desporto nacional".

Marcos Braz, vice-presidente de futebol, e Kleber Leite, ex-mandatário do clube, tornaram-se grandes beneméritos, a mais importante "patente" entre os associados. Foram ainda escolhidos sócios eméritos e beneméritos.