Topo

Palmeiras

Abel faz "imersão" no Palmeiras e impressiona por estudo de elenco e base

Abel Ferreira conversa com Raphael Veiga, Luan e Luiz Adriano em treino do Palmeiras - Cesar Greco
Abel Ferreira conversa com Raphael Veiga, Luan e Luiz Adriano em treino do Palmeiras Imagem: Cesar Greco

Thiago Ferri

Do UOL, em São Paulo

04/11/2020 04h00

Abel Ferreira comandou na tarde de ontem (3) seu primeiro treino no Palmeiras, mas o trabalho do novo técnico começou assim que chegou no Brasil, segunda (2). Com uma "imersão" no clube, o português chamou a atenção de integrantes do departamento de futebol pela entrega nas primeiras horas e conhecimento de sua nova equipe.

Depois de desembarcar em Guarulhos (SP), Abel e sua comissão técnica foram até a Academia de Futebol e tiveram uma reunião com líderes do departamento de futebol. Durante a conversa, o treinador brincou ao dizer que, assim como sabia que o Palmeiras havia o estudado, ele também avaliou cuidadosamente o clube.

Pessoas ligadas à cúpula alviverde veem de forma promissora o trabalho do técnico de 41 anos. O fato de chegar a São Paulo já tendo conhecimento do elenco e daquilo que o clube faz nas categorias de base foi motivo de elogios internamente.

Além disso, mostrou-se aberto ao diálogo para entender a rotina na Academia de Futebol e não falou em uma mudança drástica imediatamente.

A escolha do português contou com participações dos executivos no futebol profissional — Anderson Barros, Cícero Souza e Edu Dracena —, mas também da base, com o coordenador João Paulo Sampaio.

Abel Ferreira terá liberdade para trabalhar também no departamento de formação de jogadores, já que sua relação com a base foi um diferencial ao ser escolhido como o substituto de Vanderlei Luxemburgo.

Ao longo das primeiras reuniões, o treinador comparou a estrutura do Verdão com a de clubes europeus. Ontem, o português chegou cedo ao CT e teve reuniões com núcleos do departamento de futebol para entender a metodologia de trabalho.

Depois, teve sua apresentação formal aos jogadores e aos funcionários da Academia de Futebol e em seguida comandou o primeiro treino.

"Foi um dia de muita conversa, muita reunião. O clube está muito bem estruturado com vários departamentos. É importante que a comunicação seja feita rapidamente, ter o maior número de informações possíveis para fazer o diagnóstico do clube, dos jogadores e da logística. Foi uma manhã muito preenchida com reuniões e à tarde tivemos a apresentação a toda a família que trabalha no centro de treinos. Nosso grande intuito é dar o melhor para ajudar nossos jogadores", disse Abel à TV Palmeiras.

A agenda continuará corrida: hoje (4), às 12h30, participará de sua primeira entrevista coletiva no Palmeiras. Depois, fará o último treino antes de sua estreia, amanhã (5), contra o Red Bull Bragantino, pela partida de volta as oitavas de final da Copa do Brasil.

"O clube oferece o melhor para atingirmos nossos objetivos. Foi um dia positivo, de muito trabalho, com contato direto com os jogadores. Que a fotografia que os jogadores mostraram ontem [segunda, contra o Atlético-MG], de qualidade, organização, inteligência, seja refletida em cada treino e depois que possamos ver isso em cada jogo", concluiu.

Palmeiras