PUBLICIDADE
Topo

Cruzeiro

Pottker em MG? Cruzeiro retoma interesse e quer atacante do Inter

Pottker pretende deixar o Inter, e Cruzeiro é um dos interessados - Ricardo Duarte/Inter
Pottker pretende deixar o Inter, e Cruzeiro é um dos interessados Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Guilheme Piu e Marinho Saldanha

Do UOL, em Belo Horizonte e Porto Alegre

22/10/2020 04h00

Classificação e Jogos

Em busca de reforços para o segundo turno do Campeonato Brasileiro da Série B, o Cruzeiro volta sua mira para um jogador que há tempos desperta o interesse: o atacante Willian Pottker.

Sem espaço no Internacional o atacante deseja respirar novos ares e dar sequência em sua carreira longe do Colorado. E a Raposa aparece novamente como possibilidade.

A informação da retomada do interesse do Cruzeiro em Pottker foi anunciada pela Gaúcha ZH e confirmada pelo UOL Esporte.

Em setembro houve um início de negociações entre Inter e Cruzeiro, mas as conversas não seguiram adiante. Fato que agora pode até acontecer, segundo uma fonte disse ao UOL.

Na realidade, ainda não existe uma proposta oficial, mas, sim, uma retomada de diálogo para tratar de eventuais condições para um futuro negócio.

Momento de Pottker

Pottker vive expectativa de negociação ao longo de praticamente toda temporada 2020. Ainda que tenha atuado consideravelmente neste ano — foram 13 jogos e um gol ANOTADO — a rotina de possibilidade de saída o acompanhou sempre.

No começo da temporada, ele passou por um trabalho específico para acabar com as lesões, que o acompanharam na temporada passada. Nos treinos, arrancou elogios do técnico Eduardo Coudet e recebeu algumas chances. Mas em seguida, a partir do crescimento de Galhardo, acabou ficando para trás na hierarquia técnica do time.

O interesse do Cruzeiro não chega a ser novidade. O jogador negociou com clube mineiro durante algumas semanas entre agosto e setembro mas o embrião de acordo encontrou empecilhos.

Na ocasião, o Colorado precisava de opções no ataque. Olhava atentamente o mercado buscando alternativas no setor, já que Guerrero havia se lesionado. Sem alternativas, queria reposição técnica ou financeira para aceitar a saída.

Oferta internacional e concorrência

Como o Cruzeiro não avançou em nenhuma das possibilidades, surgiu uma oferta da Turquia, que colocaria nos cofres do clube gaúcho R$ 4,3 milhões. Depois de a proposta ser aceita, o acordo não foi concluído graças a um percentual sobre venda futura que o time gaúcho pretendia manter. Novamente Pottker ficou, foi reintegrado e utilizado.

Enquanto isso, o Inter fechou com Abel Hernández e Leandro Fernández. A chegada de ambos abriu caminho para qualquer nova investida, sacando carência do setor ofensivo e facilitando possíveis acordos.

Neste período surgiram dois novos interessados. Fluminense e Athletico Paranaense também sondaram o jogador, mas não chegaram a abrir negociação com o Colorado. Ao mesmo tempo que a comissão técnica utilizava — e ainda utiliza — o jogador, o futuro nunca foi tratado como definido e a possibilidade de saída seguiu viva, como apurou o UOL.

Contrato

O Internacional tem vínculo com o atacante apenas até o meio de 2021, por isso se vê contra a parede. Qualquer negócio a ser concluído precisa ser breve e garantir algum lucro ao clube. Caso contrário, ele poderá ir embora ao fim do vínculo sem gerar renda alguma, com pré-contrato já possível em dezembro deste ano.

Pottker foi contratado pelo Colorado em 2017, após ser goleador do Brasileiro de 2016 e artilheiro e craque do Campeonato Paulista seguinte. No Colorado, porém, conviveu com altos e baixos e não repetiu as atuações de luxo nos tempos de Ponte Preta.

Cruzeiro