Topo

Casos de racismo envolvem jovem promessa na Alemanha e mordida na França

Moukoko fez 3 gols pelo Borussia e foi alvo de injúrias raciais - AFP
Moukoko fez 3 gols pelo Borussia e foi alvo de injúrias raciais Imagem: AFP

Colaboração para o UOL

18/10/2020 17h48

O futebol europeu registrou novas acusações de injúria racial neste final de semana. Na Alemanha, o episódio envolveu um jovem promissor de apenas 15 anos. E na França, o caso aconteceu em uma discussão, que teve uma suposta mordida no rosto.

O jovem é Youssoufa Moukoko, que se destaca há muito tempo no Borussia Dortmund. Mesmo com apenas 15 anos, ele já joga no sub-19 e costuma fazer muitos gols.

Hoje ele marcou 3 vezes no clássico contra o Schalke 04. A torcida adversária quis atingi-lo e partiu para ofensas raciais. O clube lamentou o ocorrido e pediu desculpas.

"Só podemos nos desculpar pelo comportamento de alguns de nossos torcedores em relação a Youssoufa Moukoko na partida de hoje do Sub-19. Deixando as emoções do dérbi de lado, nós condenamos e nos opomos completamente a tais insultos", publicou o Schalke nas redes sociais.

Na França, a confusão aconteceu na 2ª divisão. Ousseynou Thiouné, do Sochaux, acusou Jérôme Prior, do Valenciennes, de injúria racial. Disse que, quando foi pegar uma bola, ouviu o adversário falar "vai embora, seu negro sujo".

Prior, por outro lado, negou a ofensa racial e afirmou que levou uma mordida de Thiouné - o goleiro disse que apenas encostou a cabeça no rosto do adversário. A Comissão Disciplinar do Campeonato Francês vai avaliar o caso.