Topo

Rafinha refaz parceria com Neymar e já vira solução para PSG remendado

Neymar posta foto com Rafinha no PSG - Reprodução/Instagram
Neymar posta foto com Rafinha no PSG Imagem: Reprodução/Instagram

João Henrique Marques

Colaboração para o UOL, em Paris

16/10/2020 04h00

Após voltar de viagem com a seleção brasileira, Neymar teve breve passagem no vestiário do Paris Saint-Germain na tarde de ontem (15). O compromisso foi uma sessão de fisioterapia em um treinamento regenerativo, e a programação foi encarada pelo camisa 10 também como uma oportunidade para rever um grande amigo: Rafinha.

Filho do ex-meio-campista Mazinho, Rafinha tem no histórico com Neymar diversas conquistas. A que mais saboreiam, a da Olimpíada no Brasil em 2016, os levou até mesmo a combinar e fazer uma mesma tatuagem com os anéis olímpicos. Pelo Barcelona, em 2015, eles também celebraram os títulos da Liga dos Campeões, Campeonato Espanhol e Copa do Rei.

Rafinha esteve ao lado de Neymar em todos os quatro anos do atacante no clube catalão. Em 2016, o vínculo entre eles ficou ainda maior na posição de dois únicos brasileiros do elenco após as saídas dos laterais Daniel Alves, Douglas e Adriano.

Na visão dos dirigentes do clube catalão, apenas Rafinha bastava para deixar Neymar bem acompanhado e sem sentimento de solidão no elenco. O plano vingou, e os jogadores viraram inseparáveis.

No PSG, Rafinha assinou contrato até junho de 2023 ao ser cedido pelo Barcelona em uma transação sem custo inicial, mas que pode chegar a 3 milhões de euros de acordo com metas atingidas. Ser reforço do time de Neymar no último dia da janela de transferências foi uma surpresa para o meio-campo.

"Para mim, é uma alegria imensa. Poder realizar este momento é incrível. Com o nervosismo que representa a tensão do último dia do mercado e ainda assinar com um clube deste tamanho. Eu até passei mal nos dias que antecederam o fechamento, mas foi incrível como acabou com um final muito feliz" disse Rafinha.

A estreia pelo PSG

Hoje (16), no duelo diante do Nimes, pelo Campeonato Francês, Tuchel já tem dez desfalques confirmados entre lesionados, suspensos e inaptos por conta da Covid-19. Além disso, Neymar e Mbappé foram colocados como dúvida, tendo assim Rafinha um papel importante como provável titular.

No ataque, o PSG já não conta com Icardi com lesão no joelho e Di Maria suspenso. O desgaste de Neymar e Mbappé pelas viagens com as seleções o deixam com pequena possibilidade de jogar. Assim, a formação ofensiva seria Rafinha, Sarabia e Kean, sendo que o último também é um reforço recente.

Nos planos de Tuchel, o duelo contra o Manchester United, na próxima terça-feira (20), pela Liga dos Campeões, é encarado como prioritário. Por conta disso, ter no elenco reforços como Rafinha, versátil, podendo atuar como meia ou volante, foi algo bastante comemorado.

"Rafinha esteve com a gente na pausa da data Fifa e mostrou que é um jogador com muita técnica, humilde e agradável. Tenho certeza que ele vai se integrar muito rápido. Ele poderá jogar contra o Nimes, mas é necessário dar tempo e ter paciência para os jogadores novos mostrarem que podem concorrer pela vaga de titular", disse Tuchel à véspera do jogo.