Topo

Mancini estreia no Corinthians com objetivo de devolver "marca alvinegra"

Vagner Mancini concede primeira coletiva como técnico do Corinthians - Corinthians/Divulgação
Vagner Mancini concede primeira coletiva como técnico do Corinthians Imagem: Corinthians/Divulgação

Samir Carvalho

Do UOL, em São Paulo (SP)

14/10/2020 04h00

O técnico Vagner Mancini estreia hoje (14) no comando do Corinthians, diante do Athletico-PR, às 21h30 (de Brasília), na Arena da Baixada, em jogo válido pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, com o objetivo de implementar o seu plano inicial: devolver a "marca Corinthians".

Devolver a "marca Corinthians" significa colocar em campo um time que se entrega 90 minutos e conquiste vitórias suadas, além do futebol com uma defesa mais sólida e que virou a cara do Alvinegro em suas últimas e principais conquistas.

"No momento, o Corinthians vai voltar a ser o Corinthians. Ele vai jogar com a marca Corinthians. Não adianta mudar cultura e maneira de jogar. Todos têm direito de tentar, mas num momento onde a situação mostra para gente e você está focado no que tem acontecido. O Corinthians tem que voltar e jogar da forma que acompanhamos, as maiores conquistas. Acho que está aí o passo inicial, mas para um princípio temos que buscar nossa raiz, do clube", afirmou Mancini.

"Sobre o futebol vistoso, ganhar jogos é o mais importante, conquistas são mais importante do que mostrar a sua cara. A cara do Corinthians são vitórias suadas e agrada não só quem está aqui do lado [presidente Andrés Sanchez], mas ao torcedor também. A cultura é essa", completou.

Mancini está empolgado em tirar o Corinthians da zona de rebaixamento e, inclusive, cita a oportunidade de comandar o Alvinegro como a grande chance de sua carreira.

"É a grande chance da minha carreira sim, assino embaixo sobre isso, pelo tamanho do Corinthians e história que tem", disse.

Cazares e 'homens de confiança'

Vagner Mancini deve promover o meia Cazares ao time titular. O equatoriano deve atuar entre os 11 iniciais pela primeira vez desde que chegou ao clube. Com isso, o meia Luan deve ir para o banco de reservas.

O treinador pode apostar no esquema 4-2-3-1, com Léo Natel, Cazares e Mateus Vital atrás do centroavante Jô. Desta forma, o camisa 10 atuaria centralizado no meio-campo.

Apesar do 'clamor' da torcida por Xavier no meio-campo, Mancini deve apostar em Gabriel como primeiro volante. O camisa 5 trabalhou com o treinador no Botafogo e pode virar um dos 'homens de confiança' do novo chefe no Timão.

Vagner Mancini fez questão de citar Gabriel e Fagner, Otero e Cazares, atletas com quem trabalhou no passado, como exemplo de atletas experientes que precisam ser recuperados e utilizados como referência no elenco.

FICHA TÉCNICA:

ATHLETICO-PR x CORINTHIANS
Data e horário: 14/10/2020 (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF)
Auxiliares: Daniel Henrique da Silva Andrade (DF) e José Reinaldo Nascimento Junior (DF)
VAR: Elmo Alves Resende Cunha (GO)

ATHLETICO-PR: Jandrei; Jonathan, Pedro Henrique, Thiago Heleno, Abner; Wellington, Erick, Christian, Léo Cittadini (Ravanelli); Carlos Eduardo (Geuvânio) e Renato Kayzer. Técnico: Eduardo Barros.

CORINTHIANS: Walter; Fagner, Bruno Méndez, Gil e Lucas Piton (Sidcley); Gabriel, Éderson; Cazares Léo Natel e Mateus Vital; Jô. Técnico: Vagner Mancini.