Topo

"Maturidade desenvolvida" faz Neymar ganhar funções na seleção, diz Tite

Neymar, durante treino da seleção brasileira hoje (12), no CT Joaquim Grava - Lucas Figueiredo/CBF
Neymar, durante treino da seleção brasileira hoje (12), no CT Joaquim Grava Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Gabriel Carneiro

Do UOL, em São Paulo

12/10/2020 15h31

Neymar, como sempre, tem sido um dos principais focos de atenção da comissão técnica da seleção brasileira nestas duas primeiras rodadas das Eliminatórias da Copa do Mundo do Qatar. Para além das dores nas costas que o fizeram perder dos treinos no período de uma semana, o camisa 10 passou a ter novas funções e responsabilidades no time de Tite.

Em vez de jogar como atacante aberto como na maior parte de sua carreira e dos jogos na seleção, com amplitude, um contra um e velocidade, Neymar faz agora uma função mais de articulação, de criação de jogadas, do que de definição. Não à toa, na goleada por 5 a 0 sobre a Bolívia, ele deu duas assistências e não fez nenhum gol. Nas palavras de Tite, é mais "arco" do que "flecha".

Eu vi essa definição do Gustavo Villani [narrador da Globo], sobre um jogador que é arco e flecha, armador e finalizador. Ele [Neymar] desenvolveu essa posição mais atrasada para municiar outros jogadores como aconteceu no jogo, de dar duas assistências, ter a penúltima bola, romper a marcação. É ter essas duas possibilidades, procuramos potencializar os atletas individualmente."

Para além da definição tática, Tite argumentou que só é possível exigir novas responsabilidades de Neymar graças aos aspectos fora de campo: "Na parte técnica, essa liberdade maior de flutuar para ser um jogador de articulação e deixar o mais agudo para ser opção dele favorece. Essa adaptação, até pelo próprio PSG, temos que saber e ter a sensibilidade de saber, que ela tem espaço conforme faz em seu clube (...) Neymar é homem, não é mais garoto e já tem essa maturidade desenvolvida. Essa situação está cada vez mais em evolução, o que me deixa muito feliz."

O treinador da seleção também foi questionado sobre a parte física do camisa 10: "Fisicamente ele está legal, treinamos normal ontem e hoje, já sem nenhum problema. Depois do treino O Fabio [Mahseredjian, preparador físico] e o Ricardo [Sasaki, fisioterapeuta] colocaram que ele está bem, tranquilo."

Mais arco e menos flecha, Neymar será titular da seleção brasileira amanhã (13), às 21h, contra o Peru, pela segunda rodada das Eliminatórias, no estádio Nacional de Lima.