Topo

Brasil reencontra Peru com todos os laterais trocados em 1 ano; veja raio-x

Renan Lodi e Danilo foram os laterais titulares da seleção contra a Bolívia, pelas Eliminatórias - Lucas Figueiredo/CBF
Renan Lodi e Danilo foram os laterais titulares da seleção contra a Bolívia, pelas Eliminatórias Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Gabriel Carneiro

Do UOL, em São Paulo

12/10/2020 04h00

Em setembro de 2019, a seleção brasileira fez um amistoso de nível melancólico e acabou derrotada pelo Peru nos Estados Unidos, num campo com marcações de futebol americano e maioria de torcida rival. Pouco mais de um ano passou até a segunda rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo do Qatar, quando os comandados de Tite reencontram a seleção peruana amanhã, em condições totalmente diferentes.

A começar pela lista de jogadores convocados, que tem 13 mudanças em relação ao ano passado. Quatro delas são nas laterais, o que significa uma mudança total dos nomes num intervalo tão curto. Algumas destas transformações devem-se a questões físicas em primeiro plano, mas também há uma variação de conceito no trabalho do técnico Tite e atualização de observações.

Na última lista contra o Peru, os laterais escolhidos foram Daniel Alves e Fagner, do lado direito, e Alex Sandro e Jorge para a esquerda.

Daniel Alves e Alex Sandro sofreram com questões físicas. O primeiro teve uma fratura no braço direito em agosto e jogou só três vezes pelo São Paulo antes da apresentação do grupo. Já o outro precisou tratar contusões no joelho e na coxa direita e não entra em campo desde o começo de agosto. Foram convocados, então, Danilo, da Juventus, e Alex Telles, recém-contratado pelo Manchester United.

Já Fagner tem atuado normalmente pelo Corinthians, mas Tite optou por renovar o setor e estabelecer novos conceitos ao convocar Gabriel Menino, do Palmeiras. Além de apostar em um novo talento que também pode atuar na posição, o treinador mostra a ambição por desenvolver o lateral "construtor", em suas palavras, alguém que possa criar jogadas por dentro e não tenha tanta obrigação defensiva.

Do outro lado, Jorge deixou o Santos, não se firmou no Mônaco e agora tenta a sorte emprestado ao Basel, da Suíça. Fora de uma liga competitiva, fica para trás no radar de Tite. Enquanto isso, Renan Lodi se firmou como titular na quinta convocação, deu assistência para gol na vitória por 5 a 0 sobre a Bolívia e resolveu o modelo de jogo de Tite com cinco jogadores no ataque em seu primeiro compromisso oficial pela seleção.

Danilo - Miguel Schincariol - Miguel Schincariol
Imagem: Miguel Schincariol
Gabriel Menino - Miguel Schincariol - Miguel Schincariol
Imagem: Miguel Schincariol
Renan Lodi - Lucas Figueiredo/CBF - Lucas Figueiredo/CBF
Imagem: Lucas Figueiredo/CBF
Alex Telles - Miguel Schincariol - Miguel Schincariol
Imagem: Miguel Schincariol

Este sucesso de Renan Lodi e a boa fase de Alex Telles não deixam apenas Jorge para trás. Outros jogadores frequentemente convocados devem suar para estar no ciclo de 2022, a exemplo de Marcelo (32 anos, do Real Madrid) e Filipe Luis (35 anos, do Flamengo). Outro teste já feito pelo treinador é Wendell, de 27 anos, do Bayer Leverkusen. Ele não é titular, mas entra sempre.

Na lateral direita a tendência é de renovação nas próximas convocações, como mostrou o UOL Esporte. Há temor sobre a continuidade de Dani Alves, Fagner e Danilo em alto nível até 2022, então novidades devem aparecer, com destaque para Emerson (Real Bétis), Dodô (Shakhtar Donetsk) e Guga (Atlético-MG).

A seleção brasileira enfrenta o Peru amanhã (13), às 21h, no estádio Nacional de Lima. Depois, volta a jogar só em novembro, contra a Venezuela. Vem novidade nas laterais?