Topo

Inglês - 2020/2021

Com gigantes goleados, quem são os candidatos a surpresas no Inglês

James Rodríguez comemora gol do Everton no Campeonato Inglês diante do Brighton - Jan Kruger/Reuters
James Rodríguez comemora gol do Everton no Campeonato Inglês diante do Brighton Imagem: Jan Kruger/Reuters

Do UOL, em São Paulo

05/10/2020 04h00

Dois resultados improváveis reforçaram a tendência de surpresas na temporada 2020/2021 no Campeonato Inglês. O líder após quatro rodadas é o Everton, com 100% de aproveitamento. O segundo colocado é o Aston Villa, que goleou o Liverpool por 7 a 2. A rodada ainda teve a vitória do Tottenham por 6 a 1 sobre o Manchester United.

A boa campanha de Everton e Aston Villa, além do Leicester, terceiro colocado, contrasta com a situação dos gigantes e candidatos ao título. O Manchester City, de Guardiola, ocupa a 14ª posição, com quatro pontos. O Manchester United soma três pontos, na 16ª posição. O trio Arsenal, Liverpool e Chelsea, nessa ordem, completa o grupo dos seis primeiros colocados.

A maior ascensão da edição passada para a atual é do Aston Villa. O time que atropelou o atual campeão inglês quase foi rebaixado na temporada 2019/2020: lutou contra o descenso até a última rodada e ficou uma posição acima do grupo que caiu.

A equipe fechou o campeonato com 35 pontos em 38 rodadas - agora, já soma nove em três jogos, com 100% de aproveitamento. Vale lembrar que o Aston Villa se sagrou campeão inglês pela última vez na temporada 1980/1981. São sete conquistas na história.

O Everton, por sua vez, tenta quebrar um jejum de 34 anos. O rival do Liverpool levantou a taça na edição 1986/1987. Na temporada passada, fez uma campanha média ao terminar o campeonato na 12ª posição, com 49 pontos. No último sábado, derrotou o Brighton por 4 a 2 em casa.

Terceiro, o Leicester se mantém entre os primeiros colocados. Campeão de forma improvável na temporada 2015/2016, o time terminou a última edição na quinta posição, depois de ficar duas vezes seguidas na nona colocação. No ano seguinte ao título, foi 12º.

Diante de tantas surpresas neste início de campeonato, a rodada seguinte promete emoções. Primeiro, pelo encontro entre Everton e Liverpool. Os rivais duelam no dia 17 de outubro, depois da data Fifa. No mesmo dia, Leicester e Aston Villa se enfrentam em duelo de primeiros colocados. A rodada traz ainda o confronto entre Manchester City e Arsenal.