PUBLICIDADE
Topo

Santos

Santos abraça provocação nas redes e deve manter postagens "#AsiloTáOn"

Marinho comemora gol marcado pelo Santos contra o Atlético-MG - Divulgação/Santos FC
Marinho comemora gol marcado pelo Santos contra o Atlético-MG Imagem: Divulgação/Santos FC

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

26/09/2020 04h00

Uma postagem do Santos nas redes sociais surpreendeu até o próprio torcedor após a vitória sobre o Delfin (EQU) na madrugada de ontem (25). O Peixe postou em suas próprias redes um vídeo que já tinha sido usado por rivais para provocar o time da Vila Belmiro.

Nele, várias pessoas da terceira idade dançam de maneira sincronizada. A provocação partia dos rivais para dizer que a torcida do Santos, estereotipada como mais velha pelo sucesso do Peixe na década de 60, estaria feliz com o resultado. O Peixe reproduziu o vídeo e ainda adicionou a #AsiloTáOn, que já vinha sendo utilizada por santistas nas redes na véspera do jogo pela Libertadores.

A equipe de redes do Peixe avaliou o resultado como muito positivo. Além do engajamento, torcedores rivais interagiram, elogiaram e até mesmo cobiçaram o "estagiário do Santos" em seus clubes.

A ideia do Peixe é seguir exemplos de clubes que transformaram estigmas e provocações em reforço de identidade e resposta adequada para estereótipos: Corinthians com maloqueiro, Flamengo com favelado, Palmeiras com porco, entre outros exemplos citados por funcionários ouvidos pelo UOL Esporte.

O clube já havia identificado o vídeo que viralizou e virou meme nas últimas semanas. Surgiu a ideia de abraçar e encarar rir do próprio estereótipo. A "ousadia" é alinhada com a abordagem santista nas redes, que foge bastante da tradicional e entra em campos fora do mundo do futebol.

As redes sociais do Santos se destacam em audiência no Brasil, o que vai de encontro com o estigma de torcida envelhecida. O Peixe só perde para o Flamengo nas redes e disputa com números muito próximos com o Palmeiras. 56% dos seguidores do perfil santista no Instagram, por exemplo, fica entre os 18 e os 34 anos.

Santos