Topo

Preocupado com pandemia, Tite celebra volta da seleção: 'Nos deixa felizes'

Do UOL, em São Paulo

18/09/2020 13h35Atualizada em 18/09/2020 15h15

O técnico Tite destacou hoje a preocupação "principalmente" com aspectos técnicos dos atletas para a convocação da seleção brasileira anunciada hoje — a relação é a primeira para as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022. Mas também destacou a preocupação com questões clínicas e físicas.

"Nessa retomada do futebol no meio da pandemia, os aspectos clínicos, físicos e principalmente técnicos dos atletas foram levados em muito consideração na lista que eu passo a vocês", explicou o treinador.

Em entrevista coletiva, o técnico admitiu o impacto da pandemia — não apenas como treinador, mas como ser humano.

"A busca da saúde para todos é o que me move como ser humano, como cidadão, como solidário, como pai, como colega, como equipe", disse Tite. "Retomar agora o futebol nos deixa, de alguma forma, felizes, fazendo aquilo que a gente gosta, colocando o lado humano, o lado de saúde à frente", completou.

Inicialmente marcadas para começar em março de 2020, as eliminatórias sul-americanas foram afetadas pela pandemia do novo coronavírus. As primeiras rodadas só acontecem em outubro: o Brasil recebe a Bolívia no dia 8, na Neo Química Arena, em São Paulo, e visita o Peru no dia 13, no Estádio Nacional de Lima.

O coordenador de futebol da CBF, Juninho Paulista, informou que a delegação terá um médico exclusivo para cuidar de questões referentes à covid-19 durante a programação das eliminatórias.

"É importante transmitirmos a mensagem que, durante o período de concentração, respeitaremos a normas necessárias para a preservação e o bem-estar de todos os atletas e membros da comissão técnica. Para isso, teremos um médico exclusivamente para cuidar de todos esses detalhes", anunciou.