Topo

Eliminatórias Sul-Americanas

Tite convoca Gabriel Menino e dupla do Flamengo para seleção; veja lista

Do UOL, em São Paulo

18/09/2020 12h36Atualizada em 18/09/2020 16h30

Com Gabriel Menino, listado como lateral, como maior novidade, o técnico Tite convocou hoje a seleção brasileira para os dois primeiros jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, contra Bolívia e Peru, em outubro. O Palmeiras também contribui para a lista com o goleiro Weverton. Do Flamengo, o zagueiro Rodrigo Caio e o meio-campista Everton Ribeiro foram convocados.

Outra novidade na lista é a presença de Bruno Guimarães, do Lyon. Ele já havia sido chamado para a equipe principal em março, mas os jogos daquele mês contra Bolívia e Peru foram adiados por causa da pandemia do novo coronavírus. Douglas Luiz, do Aston Villa, também foi convocado.

"Nessa retomada do futebol no meio da pandemia, os aspectos clínicos, físicos e principalmente técnicos dos atletas foram levados em muito consideração na lista", explicou Tite.

Por causa de medidas de segurança por causa da pandemia, o anúncio da lista foi feito pelo site da CBF.

Durante a coletiva de imprensa virtual, realizada nesta tarde, o técnico Tite ressaltou que o desempenho individual dos atletas transcende o momento coletivo de uma equipe na hora da escolha dos 23 jogadores: "O que vale é o desempenho técnico individual. Fundamentalmente esse aspecto é o importante. A gente faz análise mais individual do que coletiva. O coletivo auxilia bastante, mas análise é individual".

O preparador físico da seleção brasileira, Fábio Mahseredjian, revelou na coletiva que Alex Sandro (lateral da Juventus) e o zagueiro Éder Militão (do Real Madrid) — nomes frequentes nas convocações — não foram convocados por terem sofridos lesões musculares durante a semana.

"Ontem e nessa semana, tivemos conhecimento de lesões musculares: o Militão teve uma lesão de adutor e reto femoral em jogo treino e o Alex Sandro teve lesão em posterior de jogo. São atletas que por conta da pandemia e falta de ritmo podem ter sido afetados. A condição física fez parte da decisão do Tite". disse.

Veja a lista

GOLEIROS

Alisson - Liverpool (ING)
Santos - Athletico Paranaense
Weverton - Palmeiras

LATERAIS
Danilo - Juventus (ITA)
Gabriel Menino - Palmeiras
Alex Telles - Porto (POR)
Renan Lodi - Atlético de Madri (ESP)

ZAGUEIROS
Thiago Silva - Chelsea (ING)
Marquinhos - Paris Saint Germain (FRA)
Felipe - Atlético de Madri (ESP)
Rodrigo Caio - Flamengo

MEIAS
Casemiro - Real Madrid (ESP)
Fabinho - Liverpool (ING)
Bruno Guimarães - Lyon (FRA)
Douglas Luiz - Aston Villa (ING)
Philippe Coutinho - Barcelona (ESP)
Everton Ribeiro - Flamengo

ATACANTES
Gabriel Jesus - Manchester City (ING)
Rodrygo - Real Madrid (ESP)
Neymar - Paris Saint Germain (FRA)
Everton - Benfica (POR)
Roberto Firmino - Liverpool (ING)
Richarlison - Everton (ING)

Mudanças

Diferentemente da lista de março, Tite convocou 23 jogadores em vez de 24 - o jogador extra foi chamado, naquela ocasião, para compensar Gabriel Jesus, que estava suspenso apenas para um dos jogos da rodada dupla. No ataque, os flamenguistas Gabigol e Bruno Henrique ficaram fora, e Rodrygo, do Real Madrid, entrou. Gabriel Jesus, Neymar, Roberto Firmino, Everton Cebolinha e Richarlison completam as opções para a posição.

No gol, Alisson está de volta depois da ausência em março, quando estava contundido. Santos, do Athletico, também foi chamado, com o palmeirense Weverton completando as opções na posição. Ivan, da Ponte Preta e goleiro da seleção olímpica, e Ederson, do Manchester City, ficaram fora.

Na lateral, Daniel Alves é desfalque por causa de lesão e Alex Sandro, da Juventus, não foi chamado. Alex Telles e Gabriel Menino foram as surpresas de Tite para o setor. Completam as opções Renan Lodi e Danilo.

O zagueiro Eder Militão, do Real Madrid, e o meio-campista Arthur, que trocou o Barcelona pela Juventus, também deixaram a lista. Rodrigo Caio e Douglas Luiz são os substitutos.

O Brasil enfrentará Bolívia e Peru nos dias 9 e 13 de outubro, respectivamente. O primeiro jogo será realizado na Neo Química Arena, em São Paulo, e o segundo será em Lima.