Topo

Palmeiras

Veron confirma jovens decisivos do Palmeiras para Jardine e encanta a Fifa

Thiago Ferri

Do UOL, em São Paulo

11/09/2020 04h00

O Palmeiras venceu o Corinthians ontem (10) com André Jardine, técnico das seleções sub-20 e olímpica do Brasil, assistindo ao jogo das tribunas da Neo Química Arena. Como tem sido desde a volta do Verdão ao futebol, ele viu os garotos mais uma vez liderando a equipe em um bom resultado. Ainda que Vanderlei Luxemburgo tente os blindar dizendo que não são os salvadores da pátria, o desempenho dos jovens encanta até a Fifa.

Em sua página no Twitter, a entidade que rege o futebol mundial postou o gol e a comemoração de Gabriel Veron no dérbi. Aos 18 anos de idade, o atacante já foi eleito por ela o craque da Copa do Mundo sub-17 do ano passado.

Veron não foi titular nas duas vitórias recentes do Palmeiras, mas teve participação decisiva: contra o Red Bull Bragantino, fez o gol de empate e deu a assistência para Willian virar o placar. Diante do Corinthians, marcou para fechar a vitória por 2 a 0, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro.

Dos 11 titulares em Itaquera, três foram promovidos este ano ao profissional: Patrick de Paula, Gabriel Menino e Wesley. Danilo e Veron, no banco de reservas, completaram a lista de meninos à disposição no clássico.

Desde o Campeonato Paulista, a base tem sido protagonista no clube, que brinca agora ter uma "linha de montagem" de atletas. No Estadual, Patrick de Paula marcou na semi contra a Ponte Preta e converteu o pênalti decisivo na final contra o Corinthians. No Brasileiro, três das quatro vitórias tiveram participação direta dos jovens: as duas últimas com Veron, e o triunfo sobre o Santos, com gol de Patrick.

Em um ano com poucas contratações e um desempenho que tem enchido os olhos, é natural que as "crias da Academia" chamem a atenção do público. Luxemburgo não quer que isso gere uma pressão maior neles.

"O Veron tem um potencial fantástico, mas não é o salvador da pátria. Ele é muito novo, tem muito a acontecer. O Wesley não estava legal e melhorou, temos o Patrick, o Gabriel Menino, o Danilo, que hoje não jogou. Preferi colocar o Ramires porque eu queria mais experiência. O Menino foi para a lateral e joga tanto na direita quanto por dentro. As pessoas precisam ter calma com a garotada. Eles não podem ser os salvadores da pátria", avisou.

Palmeiras