Topo

Francês - 2020/2021

PSG testa elenco (já!) em estreia no Francês em meio a surto de coronavírus

Marco Verratti deve ser uma das novidades para a estreia do PSG - Geoffroy van der Hasselt/AFP
Marco Verratti deve ser uma das novidades para a estreia do PSG Imagem: Geoffroy van der Hasselt/AFP

João Henrique Marques

Colaboração para o UOL, em Paris (França)

10/09/2020 04h00

Nada de Neymar, Mbappé, ou sequer Icardi. O Paris Saint-Germain nem bem se despediu do calendário 2019/20 e já faz a estreia em nova temporada, hoje (10), diante do Lens, sem sete titulares por conta do surto de Coronavírus no elenco do clube. O primeiro jogo no Campeonato Francês será um teste para o elenco em raro jogo sem a presença de um de seus craques como referência.

No PSG versão 2020-2021, a base do time vice-campeão da Liga dos Campeões está mantida. Do time titular da final diante do Bayern de Munique, há menos de três semanas, apenas o zagueiro Thiago Silva deixou o clube —se transferiu para o Chelsea. No entanto, diante do Lens, os desfalques por Coronavírus vão além: Navas, Marquinhos, Paredes, Di Maria, Neymar, Mbappé e Icardi.

O "time B" do PSG deve ter em campo: Bulka; Dagba, Kehrer, Kimpembe e Bernat, Herrera, Verratti e Gueye; Sarabia, Kalimuendo e Draxler.

A escalação do PSG para a estreia era inimaginável até semana passada. Os desfalques por conta do resultado positivo para Coronavírus foram todos de jogadores titulares, e, assim, fizeram o clube lutar por um adiamento da partida.

Inicialmente, a Ligue 1, organizadora do Campeonato Francês, permitia que um clube com quatro jogadores com teste positivo ter sua partida adiada. O critério atual, no entanto, é de que basta um elenco ter 20 atletas disponíveis, incluindo jogadores da base, para estar apto a ir a campo.

Neymar e Marquinhos ainda esperam voltar ao PSG na segunda rodada, em clássico diante do Olympique de Marseille, domingo (13), no Parque dos Príncipes. A probabilidade, porém, é considerada baixa, visto que os jogadores ainda precisam testar negativo antes de reiniciar os treinamentos.

"Não quero falar muito sobre isso. Eles se sentem bem, mas tenho dúvidas para domingo. Talvez eles possam voltar a treinar com a equipe na sexta ou sábado. Mas fizemos muito volume e intensidade nos últimos dias, e eles não participaram. Calma, todos ainda precisam testar negativo antes do treinamento", disse Tuchel.

Neymar e Marquinhos seguem em confinamento em casa, ainda sem a permissão de retorno. Eles precisam testar duas vezes negativos em 48 horas antes de reiniciarem a atividade com o grupo. Os brasileiros contraíram o Coronavírus durante o período de férias do elenco após a disputa da fase final da Liga dos Campeões.

O PSG abre o Campeonato Francês com imenso favoritismo para a conquista. O time conquistou sete das últimas oito edições disputadas e ainda defende o título da Copa da França. Já a caminhada para a conquista inédita da Liga dos Campeões será iniciada no final de outubro.