Topo

Neymar afasta possível rumor e inverte papéis com Messi no mercado da bola

Neymar e Lionel Messi conversam durante Brasil x Argentina disputado em 2016, pelas Eliminatórias da Copa de 2018 - Evaristo Sá/AFP
Neymar e Lionel Messi conversam durante Brasil x Argentina disputado em 2016, pelas Eliminatórias da Copa de 2018 Imagem: Evaristo Sá/AFP

João Henrique Marques

Colaboração para o UOL

01/09/2020 04h00

Por meio de um veículo oficial do Paris Saint-Germain, Neymar anunciou que segue no clube para a próxima temporada. Assim, o brasileiro afasta possíveis especulações sobre uma possível saída e impede que volte à tona o cenário do ano passado, quando tentou se transferir para o Barcelona. Agora, o papel de rebeldia que marca o mercado da bola europeu é de Lionel Messi.

"Vou ficar no PSG na próxima temporada. Fico com a ambição de chegar à final da Liga dos Campeões novamente, e desta vez ganhá-la", disse Neymar, em entrevista à revista oficial do PSG.

Não desafiar o clube foi uma opção do brasileiro, agora convencido de que vale a pena seguir no clube até, ao menos, junho de 2022. Essa é a data em que seu contrato de cinco anos será finalizado. Uma transferência até lá não é considerada uma hipótese pelo PSG.

O recado de Neymar serve basicamente para acabar com possíveis especulações ainda em torno de sua volta ao Barcelona. A possibilidade já era considerada pequena na Catalunha, visto que agora Messi, seu melhor amigo entre os que seguem no elenco, briga para deixar o clube.

A boa relação de Neymar com o PSG ainda não é o bastante para o clube francês obter a renovação contratual do camisa 10 até 2025, como desejado pela diretoria. Mas o posicionamento sobre o foco na próxima temporada basta para o elenco reiniciar os trabalhos sem transtornos no mercado da bola, já que Mbappé já havia afirmado que fica.

Siga o UOL Esporte no

O argentino vive uma situação parecida com a protagonizada por Neymar na última janela de transferências. Messi pediu para deixar o Barcelona e briga com a diretoria do clube para ter sua vontade realizada. A diferença é que o camisa 10 do clube catalão acredita ter o direito de rescindir contrato, enquanto o brasileiro foi refém da postura do PSG.

A forte amizade entre Neymar e Messi marcou a negociação do brasileiro com o Barcelona no ano passado. A relação agora é base da especulação em torno da possível ida do argentino ao PSG. Mas o ídolo do clube catalão tem o Manchester City como preferido.

Messi vem de um ano de atrito com a diretoria, e a gota d'água foi a humilhante derrota por 8 a 2 para o Bayern de Munique nas quartas de final da Liga dos Campeões. O argentino acredita que não terá sucesso esportivo pelo Barcelona na próxima temporada e acredita que pode alcançar novamente o prêmio de melhor no mundo se for jogar no City.

Enquanto isso, Neymar trilha caminho contrário e quer ficar no PSG por acreditar mais uma campanha de glórias. Em 2019/2020, o time foi finalista da Liga dos Campeões e conquistou Campeonato Francês, Copa da França, Copa da Liga Francesa e Supercopa da França.

"Vou fazer tudo o que estiver ao alcance para que meu nome fique de vez na história do PSG", projetou Neymar, na entrevista ao clube.