Topo

Favorito a assumir Barça ouviu desaforo de Romário ao tentar enquadrá-lo

Ronald Koeman disputa bola com Mauro Silva em Brasil x Holanda da Copa de 1994 - Chris Cole / Equipe
Ronald Koeman disputa bola com Mauro Silva em Brasil x Holanda da Copa de 1994 Imagem: Chris Cole / Equipe

Do UOL, em Santos (SP)

18/08/2020 11h36

Resumo da notícia

  • Ex-zagueiro Ronald Koeman jogou com Romário nas passagens por PSV e Barcelona
  • Apesar do bom relacionamento, holandês ouviu desaforo do Baixinho após Copa de 94
  • Koeman já conquistou duas Liga dos Campeões, uma pelo Barça e outra pelo PSV
  • Técnico já pediu para deixar a seleção holandesa e deve ser anunciado pelo Barça

Favorito a assumir o comando do Barcelona após o histórico 8 a 2 contra o Bayern de Munique e a demissão de Quique Setién, o ex-zagueiro holandês Ronald Koeman - que hoje comanda a seleção de seu país e já comunicou a federação sobre o desejo de sair - foi parceiro de Romário no PSV e no Barcelona e sempre se deu bem com o brasileiro, inclusive sendo um dos personagens de uma história memorável do Baixinho após a Copa de 1994.

Campeão da Eurocopa de 1988 com a Holanda, Ronald Koeman era o capitão de sua seleção no Mundial dos Estados Unidos. Na época, ele era uma das peças-chave do Barcelona de Johan Cruijff que, além dele e de Romário, tinha nomes como Stoichkov, Guardiola e Michael Laudrup.

Mas a boa relação com Romário não fez Baixinho aliviar para o seu lado quando o elenco do Barcelona tentou enquadrá-lo após se reapresentar (bem) atrasado no clube catalão depois da conquista da Copa do Mundo. O atacante brasileiro, então, colocou cada um em seu lugar, como ele mesmo contou com detalhes em sua aparição no programa Resenha da ESPN.

"Acabou a Copa e aí, acho que uma semana depois, ele [Cruijff] me deu uma licença, só que eu acabei ficando um mês. E aí, quando eu cheguei lá, os jogadores tinham conversado com o Cruijff, pois queriam bater um papo comigo sobre o porquê de eu ter chegado atrasado. E o Cruyff chegou nos jogadores e falou 'Olha, eu vou falar com ele e acredito que ele vá vir falar com vocês, mas já vou adiantando que não vejo como uma boa ideia, até porque no lugar dele teria feito algo parecido'", recordou Romário.

Ronald Koeman, durante partida da seleção holandesa em 2019 - TF-Images/Getty Images - TF-Images/Getty Images
Imagem: TF-Images/Getty Images

"Aí primeiro dia de treino, botei minha roupa e atrás do vestiário tinha um espaço lá que a gente aquecia e colocaram uns banquinhos lá e começou o papo. O Bakero, que era o capitão, depois foi o Zubizarreta [ambos espanhóis], depois foi o [Ronald] Koeman [holandês], tinha o Stoichkov [búlgaro], o Laudrup [dinamarquês], esses jogadores. Falaram aquela porrada de m? e me deram a palavra 'Bom, vamos lá: você, você e você saíram na primeira fase [da Copa], então fora. Você foi eliminado por mim, no caso do Koeman, e você nem participou, Dinamarca se não me engano nem participou, e você Bulgária na terceira fase foi embora? quero saber por que eu tô aqui para responder o que para vocês? Vocês perderam, o ganhador aqui sou eu. Na verdade, eu pensei que essa reunião fosse de boas-vindas, parabéns, agora querem satisfação minha? Então vão tomar no c?", disparou Romário.

Koeman previu "Copa de Romário" em 1994

Dono de uma 'patada' nas cobranças de falta - inclusive sendo um dos artilheiros daquele Barcelona - e principal responsável pela organização tática em campo do ofensivo time comandado por Johan Cruijff, Ronald Koeman conhecia muito bem as qualidades de Romário, e chegou até a prever que o Mundial nos Estados Unidos poderia ser a 'Copa de Romário'.

"Tem o Romário, do Brasil, que eu conheço perfeitamente. Ele é excelente, muito perigoso, marca muitos gols. Pode ser a Copa do Romário", disse Koeman ao jornal Folha de S. Paulo ao ser questionado, antes do Mundial, sobre quem eram os melhores jogadores do futebol na Europa.

Ele é excelente, muito perigoso, marca muitos gols. Pode ser a Copa do Romário" (abril de 1994)

"Se ele estiver no seu melhor nível, não existe uma maneira de pará-lo. Ele é rapidíssimo nos primeiros metros. Se estiver no seu dia, é imparável", acrescentou o holandês, que foi eliminado pelo Brasil de Romário nas quartas de final da Copa de 1994, em um jogo épico em que o Baixinho até hoje é lembrado pelo lance em que se esquivou da bola em gol de falta de Branco - a seleção de Parreira venceu por 3 a 2.

Duas Champions e Eurocopa como jogador

Ronald Koeman fez o gol do título do Barcelona na decisão da Liga dos Campeões de 1991/92, contra a Sampdoria - David Cannon/Getty Images - David Cannon/Getty Images
Ronald Koeman fez o gol do título do Barcelona na decisão da Liga dos Campeões de 1991/92, contra a Sampdoria
Imagem: David Cannon/Getty Images

Ronald Koeman começou a carreira no modesto Groningen, da Holanda. Depois, vieram Ajax, PSV, Barcelona e Feyenoord. Entre os principais títulos como jogador, estão duas Liga dos Campeões (1987/88, pelo PSV, e 1991/92, pelo Barcelona, inclusive marcando o gol do título na final contra a Sampdoria), quatro Ligas Espanholas pelo Barça e quatro Campeonatos Holandês, sendo um pelo Ajax e três pelo PSV. Pela seleção holandesa, foi campeão da Eurocopa de 1988 e eleito o melhor defensor da competição.

Já como treinador, Ronald Koeman iniciou sua trajetória no Vitesse-HOL e depois acumulou passagens por Ajax, Benfica, PSV, Valencia, AZ Alkmaar, Feyenoord, Southampton e Everton, até chegar à seleção holandesa, em 2018, com a missão de reerguer a equipe depois de esta ficar fora da Copa do Mundo da Rússia.

Entre os títulos como técnico, já conquistou o Campeonato Holandês em três oportunidades (duas pelo Ajax e uma pelo PSV), a Supertaça de Portugal pelo Benfica e a Copa do Rei pelo Valencia.