Topo

Fluminense

CBF diz que teste positivo de Odair estava disponível ao Flu desde quinta

Odair Hellmann não esteve á beira do gramado no duelo do Fluminense com o Internacional - Lucas Merçon/Fluminense FC
Odair Hellmann não esteve á beira do gramado no duelo do Fluminense com o Internacional Imagem: Lucas Merçon/Fluminense FC

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

16/08/2020 20h34

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) afirmou que o resultado positivo do teste de Covid-19 realizado pelo técnico Odair Hellmann já estava disponível ao Fluminense desde a manhã da última quinta-feira. Em nota, o clube havia alegado só ter sido informado que o treinador não poderia estar à beira do gramado na partida contra o Internacional, que aconteceu hoje (16), pelo Campeonato Brasileiro, momentos antes de a bola rolar.

De acordo com comunicado emitido pelo Tricolor, Odair foi submetido a três testes, nos dias 06, 09 e 13/08. No dia 9, o comandante fez exame sorológico e de PCR, realizado para o jogo com o Palmeiras. O primeiro deu negativo, resultado que o liberou para a partida. O segundo indicou reagente, porém, foi concluído apenas na manhã seguinte ao jogo com o Verdão.

No último dia 13, o Tricolor submeteu os profissionais envolvidos na partida contra o Internacional a teste e todos deram negativo, inclusive, Odair. Desta forma, o treinador chegou a se encaminhar ao Maracanã para o confronto com o Colorado, mas não pôde entrar no estádio. Segundo o UOL Esporte apurou, mesmo com o resultado negativo apresentado pelo clube no último dia 13, a Comissão Nacional de Médicos do Futebol (CNMF) da CBF, por precaução, optou pela preservação do treinador.

"A CBF esclarece que, diferentemente do noticiado, o teste positivo para o Covid-19 do técnico Odair Hellmann, realizado pelo Hospital Albert Einstein, foi disponibilizado ao Fluminense no dia 13 de agosto, às 11h32, no sistema de divulgação de resultados oficial do hospital para os clubes".

No intervalo do jogo, o meia Nenê chegou a comentar a situação e afirmou ter sido "um pouco confusa" em relação aos trâmites necessários para os testes e contraprovas. A partida terminou com a vitória do Flu por 2 a 1.

"Ficamos sabendo, ele falou de manhã. Mandou a contraprova do negativo, tem positivo de um lado, negativo do outro. Ficou uma coisa meio confusa, mas, infelizmente, faz parte. A gente sabe que com o Maurício é a mesma coisa, sabemos o que treinamos. Sabemos o que fazer. Claro que era melhor estar com ele junto no banco, mas tem de estar preparado", disse.

Veja a nota divulgada pelo Fluminense:

"O técnico Odair Hellmann foi afastado do jogo de hoje, contra o Internacional, por suspeita de Covid-19. O treinador foi submetido a três testes, nos dias 06, 09 e 13/08. No dia 09/08, após o jogo contra o Grêmio, Odair fez tanto o teste sorológico, quanto o PCR, para atuar contra o Palmeiras no dia 12/08. O primeiro deu negativo e o segundo deu reagente, com resultado sendo de conhecimento da CBF no dia seguinte. Neste mesmo dia 13/08, o Fluminense passou a ser responsável pelos testes para o credenciamento dos profissionais para a partida contra o Internacional. Hellmann novamente testou negativo. O Fluminense tomou conhecimento desta decisão ainda neste domingo. Considerando os dez dias de isolamento protocolares, Odair já retorna contra o Bragantino na próxima quarta-feira".

Fluminense