Topo

Protocolo da Uefa prevê realização de partidas de clubes com casos de covid

Estádio da Luz, casa do Benfica e sede da final da Liga dos Campeões 2019-20 - SOPA Images/LightRocket via Getty Images
Estádio da Luz, casa do Benfica e sede da final da Liga dos Campeões 2019-20 Imagem: SOPA Images/LightRocket via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

10/08/2020 04h00

Divulgado pela Uefa na última semana, o protocolo de segurança sanitária das retas finais da Liga Europa e Liga dos Campeões antecipou possíveis incidentes de contaminação e estabeleceu que jogos poderão ser realizados mesmo diante da confirmação de casos de covid nas delegações participantes. Para isso, basta que cada equipe tenha pelo menos 13 jogadores disponíveis, sendo um deles obrigatoriamente goleiro.

Essa norma só não será válida caso as autoridades sanitárias locais (Portugal) determinem o cumprimento de quarentena por um grande grupo de jogadores ou toda uma delegação. Neste caso, os clubes ainda teriam a alternativa de inscrever novos jogadores para o prosseguimento da competição, desde que estes estejam regularizados nas federações nacionais correspondentes a cada equipe.

Se ainda assim a realização da partida não for possível, bem como seu adiamento, o clube (ou os clubes) em questão serão decretados derrotados por 3 a 0 e, consequentemente, eliminados da competição europeia.

Atlético de Madri registra dois casos positivos de covid

O Atlético de Madri divulgou ontem (9) que dois membros de sua delegação testaram positivo para covid-19. O clube não informou se são atletas ou fazem parte da comissão técnica. Ambos, no entanto, já estão em isolamento domiciliar e o restante da delegação realizará novos testes na manhã de hoje (10).

O clube madrilenho embarcaria hoje (10) a Lisboa, onde entrará em campo pelas quartas de final da Liga dos Campeões contra o RB Leipzig na quinta-feira (13), às 16 horas (de Brasília), no Estádio José Alvalade. Vale lembrar que toda a reta final (Final Eight) da principal competição europeia será disputada na capital portuguesa.