Topo

Atlético-MG bate o América-MG e abre vantagem na primeira semifinal mineira

Galo vence primeiro jogo por 2 a 1 e abre vantagem para a volta da semifinal - Divulgação/Mineirão
Galo vence primeiro jogo por 2 a 1 e abre vantagem para a volta da semifinal Imagem: Divulgação/Mineirão

Do UOL, em Belo Horizonte

02/08/2020 17h58

O Atlético-MG saiu vitorioso na primeira semifinal do Campeonato Mineiro. Jogando no Mineirão, o Galo venceu o América-MG por 2 a 1 e agora só depende de um empate para ir à final do Estadual de 2020. O time alvinegro construiu o triunfo ainda no primeiro tempo com gols de Jair e Nathan. Na etapa final, o Coelho botou fogo na partida com um gol-relâmpago de Ademir, mas não conseguiu igualar o marcador.

Mais cedo, o Tombense venceu a Caldense por 1 a 0 no estádio Independência. Na próxima quarta-feira, as equipes jogarão às 16h, novamente no Horto, para decidir a vaga para a final. Às 21h30, será a vez de América e Atlético voltarem a se encontrar. Por ter feito a melhor campanha, o América ainda conseguirá se classificar com uma vitória. Qualquer outro resultado dará a vaga ao time alvinegro.

Quem foi bem: Nathan marca pela terceira vez

Desde o retorno do futebol mineiro, Nathan marcou em todos os jogos do Galo. Bancado pelo técnico Sampaoli, o meia fez outra boa partida e anotou mais um gol, além de ter ajudado dando um toque de qualidade na criação das jogadas atleticanas.

Atlético controla o jogo e abre boa vantagem

Sampaoli abandonou o 4-3-3 do último jogo contra o América e apostou no 4-2-3-1, promovendo a titularidade de Jair e dando mais liberdade para Nathan avançar. Na prática, o melhor reflexo da mudança foi o gol de cabeça de Jair e o surgimento de Nathan dentro da área para completar o cruzamento de Marrony. Assim como aconteceu no clássico anterior, o Atlético viu o ritmo cair no segundo tempo, ora pela parte física, ora pela marcação do América, que voltou a sufocar a equipe alvinegra. Apesar do susto pelo gol de Ademir, o Atlético voltou a crescer e ainda teve oportunidades para ampliar o placar, mas saiu de campo com o placar feito ainda na etapa inicial.

América repete clássico e cresce no segundo tempo

Enquanto o Galo de Sampaoli mudou sua postura em campo, o América de Lisca manteve o que deu certo no último clássico, forçando a marcação na saída de bola, tentando anular o lado de Savarino. A estratégia mais retraída não deu certo, e o Coelho vacilou duas vezes ainda no primeiro tempo. Só na etapa final que Lisca avançou sua equipe e o América deu sinais de reação, passando a dominar o rival em alguns momentos e dividindo os bons momentos do jogo. Até os últimos minutos do jogo, o placar ficou aberto, mas o Coelho não conseguiu igualar o marcador.

Cronologia do jogo

Controlando bem o jogo, o Atlético fez um primeiro tempo criando mais alternativas no ataque. O lado esquerdo com Keno e Arana foi o principal foco de perigo. Na saída ruim do goleiro Airton, Jair subiu sozinho e abriu o placar. Quando o América parecia reequilibrar a partida, a marcação pressão do Atlético encaixou e Arana puxou o contra-ataque que acabou com o cruzamento de Marrony e a conclusão de Nathan. 2 a 0.

A entrada de Matheusinho e Vitão no segundo tempo deu mais velocidade e ousadia ao time do América, que descontou já nos primeiros minutos, com Ademir. Após se recuperar do susto, o Galo chegou a marcar com Marrony, mas o VAR anulou corretamente a cabeçada por impedimento. O atacante ainda perdeu ótima oportunidade cara a cara com Airton, mas isolou. A partida terminou com o Galo em cima e mais próximo do terceiro tento, mas dinte de um América que não se entregou e deu ares de drama ao clássico. Tudo aberto para o segundo jogo da semi.

ATLÉTICO-MG 2x1 AMÉRICA-MG

Motivo: semifinal do Campeonato Mineiro (ida)
Data/Hora: 02/08/2020, 1º de agosto de 2020, às 16h (de Brasília)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte

GOLS: Jair, 18'1ºT (1-0); Nathan, 39'1ºT (2-0); Ademir, 4'2ºT (2-1)
Cartões amarelos: Jair, Arana, Sampaoli (CAM), Zé Ricardo, Ademir, Geovane e Lisca (AME)
Cartão vermelho: Não teve

Árbitro: Ronei Cândido Alves
Assistentes: Marcus Vinícius Gomes e Felipe Alan Costa de Oliveira

ATLÉTICO-MG: Rafael, Guga (Maílton), Réver, Alonso e Guilherme Arana; Allan, Jair (Hyoran); Nathan, Savarino (Otero) e Keno (Marquinhos); Marrony. Técnico: Jorge Sampaoli

AMÉRICA-MG: Airton, Leandro Silva (Léo Passos), Messias, Eduardo Bauermann e Sávio (Matheusinho); Zé Ricardo (Geovane), Juninho e João Paulo; Alê, Felipe Augusto (Vitão) e Ademir (Diego Ferreira). Técnico: Lisca