Topo

CAS confirma punição da Uefa e tira Trabzonspor de competições europeias

Vice-campeão turco, time entraria na segunda fase de pré-classificação à fase de grupo da Liga dos Campeões da Europa na próxima temporada - Hakan Burak Altunoz/Anadolu Agency via Getty Images
Vice-campeão turco, time entraria na segunda fase de pré-classificação à fase de grupo da Liga dos Campeões da Europa na próxima temporada Imagem: Hakan Burak Altunoz/Anadolu Agency via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

30/07/2020 16h39

A CAS (Corte Arbitral do Esporte) divulgou comunicado hoje para confirmar que o Trabzonspor, da Turquia, está suspenso de competições organizadas pela Uefa por duas temporadas.

O time foi o segundo colocado do Campeonato Turco 2019/2020 e entraria na segunda fase de pré-classificação à fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa. Em seu lugar, o Besiktas, terceiro colocado, assume a vaga.

No começo de junho, a Uefa anunciou a punição ao Trabzonspor por violações às regras do fair play financeiro da entidade. O clube recorreu à CAS, mas a pena foi mantida.

No texto divulgado hoje, a corte "negou provimento ao recurso interposto pelo clube de futebol turco Trabzonspor A.S. contra a decisão proferida pela Câmara Adjudicatória do Organismo de Controle Financeiro de Clubes (CFCB) da União das Associações Europeias de Futebol (Uefa) em 3 de junho de 2020".

Como consequência, a decisão da Uefa foi confirmada, e o Trabzonspor segue excluído de participar de competições continentais de clube nas temporadas 2020/2021 e 2021/2022.

De acordo com o comunicado, o Trabzonspor já havia sido advertido em julho de 2019, quando a Uefa apontou que a equipe não era compatível com padrões de rentabilidade estabelecidos em 2016, mas não seria punido se "cumprisse determinadas condições" na temporada 2019/2020.

"Na decisão impugnada, a Câmara Adjudicatória do CFCB determinou que o Trabzonspor não cumpriu a meta fixada para o exercício de 2019 e impôs a sanção", diz o documento.

"As partes foram ouvidas por videoconferência em 16 de julho de 2020. Tendo considerado as alegações e evidências escritas das partes, o Árbitro Único encarregado desse assunto constatou que o Trabzonspor não atendia às exigências exigidas, mesmo resultado do exercício de 2019, e negou provimento ao recurso", concluiu.