Topo

CBF divulga diretriz técnica para o retorno das competições no Brasil

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

24/07/2020 22h12

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgou hoje uma diretriz técnica (clique para ler completa) para que as competições no Brasil voltem com segurança contra a pandemia do novo coronavírus.

O documento, de 60 páginas, regulamenta os conceitos estabelecidos pelo Guia Médico de Sugestões Protetivas Para o Retorno às Atividades do Futebol Brasileiro.

O objetivo é "informar e esclarecer sobre protocolos que devem ser aplicados nas competições organizadas pela CBF".

Segundo a confederação, os campeonatos seguirão os protocolos recomendados pela OMS (Organização Mundial da Saúde), do Ministério da Saúde do Brasil e das secretarias estaduais e municipais de Saúde.

"Esse documento é resultado de meses de trabalho conjunto de todas as diretorias da CBF, com a colaboração de diversos setores da sociedade e do futebol brasileiro. Vivemos um momento atípico, sem precedentes na história moderna", ressaltou o diretor de Competições da CBF, Manoel Flores.

"A roda do futebol volta a girar, mas em um contexto inédito. Estamos tomando o máximo de precaução para prezar pela saúde e segurança de todos os envolvidos, dentro de fora do campo", acrescentou.

Recomendações

A diretriz foi incluída no Regulamento Específico (REC) de cada competição a ser iniciada ou reiniciada sob coordenação da CBF em 2020, permanecendo em vigor, em razão da pandemia, enquanto houver necessidade.

Todas as partidas serão realizadas com acesso restrito ao campo de jogo e vestiários, limitado aos funcionários essenciais à administração do estádio no dia do jogo, atletas das equipes e respectivas comissões técnicas, além da equipe de arbitragem, delegados da partida e equipe de controle de dopagem.

A diretriz traz ainda testes de covid-19 para jogadores e profissionais que estiverem trabalhando no estádio. Já no jogo, cada clube poderá realizar substituição de até cinco atletas por partida.