Topo

Flu mandará final contra Fla no Maracanã; Transmissão está indefinida

Flamengo e Fluminense farão a final da Taça Rio nesta quarta (8) no Maracanã - Thiago Ribeiro/AGIF
Flamengo e Fluminense farão a final da Taça Rio nesta quarta (8) no Maracanã Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Do UOL, no Rio de Janeiro

06/07/2020 10h11Atualizada em 06/07/2020 18h16

Em sorteio realizado pela Federação de Futebol do Rio (Ferj), na manhã de hoje (6), ficou definido que o Fluminense será terá o mando de jogo do clássico com o Flamengo, pela final da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca. Como mandante, o Tricolor escolheu o Maracanã como palco da partida. Outra definição que caberia ao clube das Laranjeiras, no entanto, segue indefinida: o modelo de transmissão

A Ferj entende que o jogo deva ser transmitido pela TV Globo (veja post reproduzido abaixo), baseando-se na liminar obtida na última sexta-feira (3) que obriga a emissora a transmitir as semifinais e finais da Taça Rio. A Globo tenta recorrer da decisão e, por ora, tem um entendimento diferente da questão, uma vez que o documento fala em respeitar a questão "na forma dos contratos", sendo que a TV não tinha contrato com o Flamengo - um dos times envolvidos na final.

A emissora busca uma resposta judicial sobre o impasse e não confirma a transmissão até o momento. O Fluminense ainda conversará com a Globo para entender o caso e bater o martelo sobre como irá passar o sinal da final.

Vale lembrar que, na decisão, não haverá vantagem de pontos para nenhum dos times. Ou seja, em caso de empate, o campeão será definido nos pênaltis.

O Fluminense tinha contrato com a Globo para a transmissão do Estadual, mas a emissora rompeu o vínculo com a Ferj e clubes na última quinta-feira, após o Flamengo exibir o jogo com o Boavista na FlaTV, ao vivo.

Desta forma, não houve transmissão televisiva do duelo com o Tricolor com o Macaé, pela última rodada da fase de grupos da Taça Rio. A semifinal com o Botafogo passou na Globo após a Ferj acionar a emissora na Justiça e conseguir uma liminar favorável.

O documento indica que a Globo deveria passar a semifinal e final do segundo turno, além das finais do Carioca. Porém, além do fato de a emissora prometer recorrer, há um outro ponto: o Flamengo já não tinha vínculo com a empresa mesmo antes do início do Estadual.

Flamengo emite nota

Por meio de nota oficial, o Flamengo reiterou que serão "exclusivamente do clube tricolor e de sua parceira Rede Globo de Televisão" os direitos. O Fla acrescentou que "ficará a cargo do Fluminense, ou da Rede Globo de Televisão, definir como, onde e se será transmitido o jogo".

A emissora tenta reverter na Justiça a decisão que fez com que o jogo entre Fluminense e Botafogo fosse transmitido, já que alega ter rescindido o contrato do Carioca. Por força da Medida Provisória 984, o Fla não tem direito algum sobre o jogo.