Topo

Calvário de Bale no Real Madrid tem piada de amor por golfe levada a sério

Gareth Bale comemora classificação do País de Gales para a Eurocopa, que foi adiada para 2021, com bandeira polêmica - Getty Images
Gareth Bale comemora classificação do País de Gales para a Eurocopa, que foi adiada para 2021, com bandeira polêmica Imagem: Getty Images

João Henrique Marques

Colaboração para o UOL, em Paris (França)

21/06/2020 04h00

Gareth Bale alterna em seu perfil no Instagram, com mais de 40 milhões de seguidores, fotos básicas com a camisa do Real Madrid, material promocional de seus patrocinadores e diversos vídeos sobre golfe. Bale faz embaixadinhas com um taco e a bolinha, acerta o buraco em tacas improváveis e até mesmo manda recados para golfistas profissionais. No Real Madrid, a suposta preferência do atacante galês pelo outro esporte começou como piada, mas agora já é levada a sério nos bastidores. A ponto de contribui para a decisão da diretoria de o negociar ao fim da temporada.

Bale não faz parte dos planos do Real Madrid para a próxima temporada, de acordo com apuração do UOL Esporte. O estafe dos jovens brasileiros Rdorygo e Vinícius Júnior já foi comunicado a respeito. É uma ação que não chega a surpreender, visto que o atacante acumulou lesões na temporada e tem apenas 11 jogos como titular —no total são 18 jogos e três gols marcados.

O atacante galês já comentou que se diverte com os memes recebidos sobre seu amor pelo golfe. O assunto já se tornou tão natural na rotina merengue que, em um treinamento do time, o atacante Mariano imitou um swing de tacada ao reclamar do galês, que havia perdido a bola numa roda de bobinho.

Bale, mesmo, inflamou a torcida quando expôs uma bandeira de País de Gales com os dizeres "Gales. Golfe. Madrid. Nessa ordem", quando comemorava a vaga para a Eurocopa, em novembro. Desde então, as vaias no Santiago Bernabéu ao atacante foram recorrentes.

"A melhor coisa que tem para o Bale é jogar com estádio vazio. Ele ofendeu o Real Madrid com essa brincadeira de golfe, e isso me parece verdade. Não é piada", criticou o ex-atacante do Real Madrid, Pedja Mijatovic. O montenegrino é um dos embaixadores do clube. Tornou-se um ídolo do Real a marcar o gol do título na final da Liga dos Campeões de 1998 —vitória por 1 a 0 sobre a Juventus.

"Eu passei a ser vaiado em Madrid e juro que não entendo. Sempre imaginei que o papel da torcida é apoiar o jogador quando ele não está em um bom momento. É claro que isso me faz mal", comentou Bale.

A declaração de Bale é recente e feita em um podcast do produtor Erik Anders Lang sobre... golfe. "Essa pandemia nos faz sentir falta de muita coisa. Quero fazer uma viagem de golfe com meus amigos. Depois curtir minha família, e aí voltar a treinar", disse o galês corroborando com a fama.

Bale joga menos que Vinícius Júnior e Rodrygo

A falta de oportunidades no Real Madrid é vista nos bastidores como um vaticínio do treinador Zinedine Zidane para a saída de Bale. O treinador chegou a se posicionar publicamente antes do início da temporada a favor de uma negociação do jogador em um momento que a ida para o futebol chinês parecia evidente.

"Calma. Fazemos muito ruído com o tema do Bale e ele ainda é nosso jogador. É necessário que esteja focado no clube, e assim ele me parece. Precisamos reconhecer que ele deu muito para a história do Real Madrid e se esforça bastante", defendeu Zidane recentemente.

Bale recusou os milhões chineses para seguir no Real Madrid confiando em ter vaga de titular assegurada com a grave lesão no joelho de Marco Asensio, que ficou dez meses fora do time. No entanto, ele fez parte de um revezamento com Vinícius Júnior e Rodrygo no ataque, sendo o menos usado dos três. Vinícius Júnior tem 27 jogos e Rodrygo,19.

Na volta do futebol na Espanha, Bale teve apenas 20 minutos em campo na reestreia do time na vitória por 3 a 1 diante do Eibar, no final de semana passado. Enquanto isso, Rodrygo foi titular na partida, e Vinícius entrou no segundo tempo nos dois jogos do time.