Topo

Campeonatos

La Liga


Com gol e protesto de Marcelo, Real Madrid bate Eibar na volta aos gramados

Gol do Brasileiro foi o terceiro do Real Madrid diante do Eibar, ainda no primeiro tempo - Pierre-Philippe Marcou/AFP
Gol do Brasileiro foi o terceiro do Real Madrid diante do Eibar, ainda no primeiro tempo Imagem: Pierre-Philippe Marcou/AFP

Do UOL, em São Paulo

14/06/2020 15h49Atualizada em 14/06/2020 17h59

O Real Madrid voltou aos gramados hoje, depois de mais de três meses sem jogos oficiais em decorrência da pandemia do novo coronavírus. E não decepcionou: em jogo no Estádio Alfredo di Stéfano pela 28ª rodada do Campeonato Espanhol 2019/2020, o time de Zinedine Zidane derrotou o ameaçado Eibar por 3 a 1.

Os gols do Real foram marcados no primeiro tempo por Toni Kroos, Sergio Ramos e Marcelo - na comemoração, o lateral brasileiro protestou contra o racismo. Pedro Bigas descontou para os visitantes na etapa final.

Com o resultado, o Real, vice-líder do Espanhol, chegou a 59 pontos, dois a menos que o Barcelona. O Eibar, por sua vez, permaneceu com 27 pontos e é atualmente o 16º colocado - o Mallorca, que abre a zona do rebaixamento, tem 25 pontos.

O jogo

Mesmo sem torcida, o Real Madrid não demorou para mostrar sua superioridade técnica. Logo aos 3 min do primeiro tempo, Benzema recebeu na linha de fundo pela esquerda e tentou encarar a marcação; com a pressão, a bola foi para Toni Kroos, que mandou com categoria da entrada da área e abriu o placar.

O segundo gol veio aos 30 min, em rápido contra-ataque. Benzema recebeu na esquerda, avançou e deu belo passe para Hazard na área; na saída do goleiro Dmitrovic, o belga apenas rolou para a esquerda, para Sergio Ramos chegar empurrando para as redes.

O terceiro gol não demorou e saiu aos 37 min, graças a Marcelo. Após bola que a defesa do Eibar não conseguiu afastar, o lateral aproveitou pela esquerda e acertou um forte chute da entrada da área. Na comemoração, o brasileiro se ajoelhou, abaixou a cabeça e levantou o braço direito com a mão fechada.

A comemoração não foi a primeira manifestação pública do lateral da seleção brasileira contra o racismo. No início do mês, diante de protestos a respeito do tema em todo o mundo, o jogador publicou nas redes sociais uma foto com o lema "black lives matter" — ou, em inglês, "vidas negras importam".

No segundo tempo, o Real Madrid desacelerou e o Eibar aproveitou para diminuir com Pedro Bigas aos 14 minutos. Ainda assim, a reação não ameaçou os três pontos do Real Madrid.

Agora, o clube merengue volta a campo na quinta-feira, quando recebe o Valencia pelo Campeonato Espanhol às 17h (horário de Brasília). Um dia antes, às 14h30, o Eibar recebe o Athletico Bilbao.