PUBLICIDADE
Topo

Golaços e muita habilidade: Os melhores momentos da carreira de Coutinho

14.dez.2019 - Philippe Coutinho comemora gol do Bayern de Munique sobre o Werder Bremen no Campeonato Alemão - Christof Stache/AFP
14.dez.2019 - Philippe Coutinho comemora gol do Bayern de Munique sobre o Werder Bremen no Campeonato Alemão Imagem: Christof Stache/AFP

Do UOL, em São Paulo

12/06/2020 04h00

Em 12 de junho de 1992, nascia, no Rio de Janeiro, Philippe Coutinho. O meio-campista escreveu sua história com as camisas do Vasco, Internazionale, Liverpool, Barcelona e Bayern de Munique. No 28° aniversário do jogador, o UOL Esporte reconta sua trajetória pelo futebol.

Vasco

Coutinho iniciou sua carreira nas categorias de base no Vasco e subiu para o profissional em 2009. Com 17 anos foi contratado pela Internazionale, porém jogou uma temporada pelo Vasco antes de se mudar. Foram 19 partidas, um gol e duas assistências.

Internazionale

O jogador chegou no time italiano no segundo semestre 2010, mas teve dificuldades na adaptação. Ele foi emprestado ao Espanyol para adquirir experiência em campo, ficou por uma temporada e foi eleito revelação do Campeonato Espanhol. Após o destaque do meia brasileiro, retornou para a Internazionale e participou de duas conquistas, a Copa da Itália e a Supercopa da Itália. Pela Inter, foram 47 partidas, cinco gols e quatro assistências.

Liverpool

O brasileiro foi anunciado pelo Liverpool no início de 2013, clube onde viveu o auge de sua carreira. Com grande habilidade, Coutinho se mostrou uma das peças mais importantes do time inglês, além de ser decisivo com gols e assistências. Sua trajetória pelo clube durou cinco anos, com 201 partidas, 54 gols e 45 assistências. Na época, ele se tornou o brasileiro com mais gols na história da Premier League — Roberto Firmino (Liverpool) ocupa atualmente a ponta da tabela com 56 gols.

Barcelona

Após uma transação milionária, o meia chegou ao Barcelona em janeiro de 2018. No entanto, não conseguiu manter o desempenho de seu clube anterior. Pelo time catalão conquistou duas vezes o Campeonato Espanhol, uma vez a Copa da Espanha e duas vezes a Supercopa da Espanha. Foram 76 partidas, 21 gols e 11 assistências. Coutinho foi emprestado ao Bayern em 2019.

Bayern de Munique

O jogador foi anunciado no clube alemão no segundo semestre de 2019 por um empréstimo e atualmente é jogador do Bayern. Pelo clube já jogou 32 partidas, fez nove gols e deu oito assistências.

Seleção brasileira

Coutinho joga pela seleção brasileira desde as categorias de base, iniciando no sub-14. Pela seleção principal, foi convocado pela primeira vez em 2010, pelo treinador Mano Menezes, e disputou a Copa América em 2015 e 2016.

Na seleção de Tite, Coutinho se tornou uma das peças mais importantes do elenco, sendo destaque nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2018. Na competição, ele guiou a seleção na fase de grupos. Mas nas fases finais não teve boas atuações. Na Copa América de 2019, ajudou a seleção na campanha que levou o troféu da competição.

Ao todo foram 62 jogos, 17 gols e dez assistências.

Futebol