PUBLICIDADE
Topo

Bayern de Munique

Pênalti na estreia, golaços e títulos. Há 14 anos, Ribery chegava ao Bayern

Franck Ribéry comemora o título da Liga dos Campeões conquistada pelo Bayern de Munique em 2013 - Getty Images
Franck Ribéry comemora o título da Liga dos Campeões conquistada pelo Bayern de Munique em 2013 Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

07/06/2020 04h00

No dia 7 de junho de 2007, o francês Franck Ribery foi anunciado pelo Bayern de Munique, time em que se tornaria uma lenda e venceria 24 títulos. Para superar sondagens de outros grandes europeus, o clube pagou 25 milhões de euros (R$ 140 milhões, na cotação atual) para assegurar sua contratação. Pela equipe, que defendeu por 12 temporadas, o francês chegou ao auge ao vencer a Liga dos Campeões.

Sua estreia foi no dia 6 de agosto, contra o Burghausen, pela Copa da Alemanha. O tempo regular terminou sem gols, e a decisão ficou para os pênaltis. Ribery converteu a primeira cobrança e ajudou a equipe a seguir na competição.

Em sua trajetória pelo Bayern, Ribery foi uma das principais peças do elenco que se tornou hegemônico na Alemanha. Entre suas conquistas, estão nove do Campeonato Alemão, seis da Copa da Alemanha, uma da Copa da Liga Alemã e cinco da Supercopa da Alemanha.

Ribery também se destacou em competições internacionais, tendo ajudado o Bayern a vencer a Liga dos Campeões e o Mundial de Clubes.

Ao todo, foram 425 partidas, 124 gols e 182 assistências pelo Bayern Em 2013, Ribery ficou em terceiro lugar no prêmio de Melhor do Mundo da Fifa, atrás apenas de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi. O jogador, que se tornou ídolo no Bayern, deixou o clube em 2019. Hoje, defende as cores da Fiorentina.

Bayern de Munique