Topo

Desinfecção de chuteira e ingressos virtuais: Costa Rica retoma futebol

Chuteira de jogador do Saprissa é desinfetada durante jogo do clube  - Reprodução/Twitter
Chuteira de jogador do Saprissa é desinfetada durante jogo do clube Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

25/05/2020 10h13

O campeonato de futebol da Costa Rica não é lá muito famoso, mas recentemente chamou a atenção de jornais mundo afora por ser o primeiro torneio das Américas a ser retomado.

Desde a semana passada, a Primeira Liga (1ª divisão local) voltou às atividades e, assim como na Alemanha, uma série de restrições foi tomada pelos clubes e organizadores.

Entre as medidas para segurança dos envolvidos, está a desinfecção de chuteiras, a medição de temperatura antes dos jogos e obrigação do uso de máscaras no banco de reservas.

"Existem muitas pessoas que podem jogar futebol novamente. Isso pode parecer superficial, mas para muitas pessoas é importante se distrair, porque a saúde mental é uma das grandes preocupações que temos", disse o presidente da Costa Rica, Carlos Alvarado, em entrevista publicada no jornal argentino La Nación.

Até o momento, o número de infectados por covid-19 na Costa Rica é de 930, com mais de 600 pessoas recuperadas e apenas 10 mortes.

Estádios vazios? Mais ou menos...

Com estádios vazios, uma das ações para integrar os fãs do futebol são os "ingressos virtuais", em que o torcedor paga US$ 15 para ter uma placa com sua foto fincada nas arquibancadas.

Esta medida foi adotada, entre outros clubes, pelo Saprissa, um dos mais tradicionais times da Costa Rica e líder do torneio nacional.

Apesar de "receber" seus torcedores de maneira simbólica, as equipes mandantes não têm tido bons desempenhos no novo modelo.

Dos 12 jogos disputados até agora na Primeira Liga, apenas quatro foram vencidos por clubes que jogaram em casa (um deles pelo próprio Saprissa), contra cinco conquistas de visitantes e outros três empates.