Topo

Chiellini diz que também foi culpado pela mordida de Suárez na Copa de 2014

Luis Suárez e Giorgio Chiellini durante o episódio da mordida na Copa do Mundo FIFA de 2014 - Matthias Hangst/Getty Images
Luis Suárez e Giorgio Chiellini durante o episódio da mordida na Copa do Mundo FIFA de 2014 Imagem: Matthias Hangst/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

21/05/2020 16h58

O zagueiro da Juventus, Giorgio Chiellini diz em sua autobiografia que também teve culpa no episódio em que foi mordido pelo atacante do Barcelona Luís Suárez na Copa do Mundo de 2014, no Brasil. O atleta diz que não condena o uruguaio, admira sua agressividade em campo e gosta de enfrentar jogadores assim, segundo o jornal AS, da Espanha.

"Eu também sou um grande filho da p... em campo e tenho orgulho disso. As malícias fazem parte do futebol. Nem as chamo de irregularidades. Ele deu uma mordida e essa foi sua estratégia de contato na luta, e se posso dizer, também é a minha. Eu e ele somos parecidos e gosto de enfrentar atacantes assim", afirma Chiellini.

O Comitê Disciplinar da FIFA aplicou uma dura punição a Suárez pela mordida. Foram nove jogos de suspensão da seleção uruguaia e quatro meses sem poder praticar qualquer atividade relacionada ao futebol. Por outro lado, na mesma época, o atacante acertou sua transferência do Liverpool para o Barcelona, por 75 milhões de euros (R$ 458 milhões na atual cotação).

O zagueiro italiano conta que dias depois conversou com Suárez, insistiu que não era necessário um pedido de desculpas e admitiu que para vencer um adversário tem de ser inteligente e saber usar a provocação a seu favor.

"Para superar um rival deve ser inteligente, eu noto quando é necessário provocar. É algo irracional, quase uma percepção emocional."