Topo

Auxiliar fala de ajuda remota de Renato em treinos: "Cobra e organiza"

Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

12/05/2020 15h47

Alexandre Mendes, auxiliar técnico do Grêmio, analisou o retorno aos treinos em Porto Alegre. Nas declarações divulgadas pela assessoria de imprensa do clube, ele classificou o nível físico do grupo de jogadores como 'razoável' e revelou detalhes do trabalho de Renato Gaúcho no atual período.

O treinador segue no Rio de Janeiro, cumprindo orientação médica de distanciamento pelo histórico de recentes cirurgias cardíacas.

Renato Portaluppi iria ficar em hotel no bairro Moinhos de Vento, mas na véspera da viagem deve a permanência no Rio definida pelo clube.

"Eu falo com o Renato pelo menos umas três vezes na semana, não só referente aos treinos, mas pelo convívio e amizade, enfim. É importante que ele tenha direcionado a maneira como vamos fazer o trabalho. Ele procura saber de cada jogador, quem está participando, quem faltou ou atrasou. Ele é muito rígido nas cobranças e devemos atualizar ele sobre inovações e rendimento. Ele tem participação importante na organização, mesmo estando no Rio de Janeiro", disse Mendes.

Aos 57 anos, não tem data para voltar a Porto Alegre. O Grêmio planeja pelo menos mais três semanas de atividades, mesmo sem previsão de retorno dos jogos oficiais.

"Fizemos na primeira parte (da programação) uma testagem dos jogadores. Nível razoável, tem que ser melhorado, logicamente. Penso que o atleta em si, com intensidade alta e inspira performance em campo, precisa estar em atividade. Seja da forma que for. Principalmente se for melhor orientado com profissionais da qualidade que temos aqui. Está sendo benéfico e vamos buscar ganhos ali na frente", analisou Alexandre Mendes.

Os treinamentos, realizados ao ar livre e com atletas que chegam ao CT já uniformizados, não envolvem atividades com bola. A liberação para essas sessões depende de aval médico.

"O nosso trabalho está pautado pelos protocolos médicos. Assim que foi sinalizado pelos médicos que podemos iniciar trabalho com bola sem ter contato, interação, vamos iniciar. O contato com o departamento médico é diário e essa sinalização nós estamos esperando para rapidamente. Nós e os jogadores", comentou Mendes.