PUBLICIDADE
Topo

Amiens vai à Justiça contra rebaixamento após término do Campeonato Francês

Presidente do Amiens, Bernard Joannin, quer que decisão da liga francesa seja alterada - Reprodução/AmiensSC
Presidente do Amiens, Bernard Joannin, quer que decisão da liga francesa seja alterada Imagem: Reprodução/AmiensSC

Do UOL, em São Paulo

12/05/2020 08h42

Classificação e Jogos

O Amiens, equipe que ocupava a penúltima colocação do Campeonato Francês antes da paralisação por coronavírus, está contestando na Justiça seu rebaixamento.

A diretoria do clube entrou com um processo contra a decisão da Liga de manter o descenso dos dois piores colocados após encerrar o campeonato na 28ª rodada - cada time jogaria mais 10 vezes.

Em entrevista coletiva realizada hoje, o presidente do clube, Bernard Joannin, explicou os motivos pelos quais o Amiens foi à Justiça.

"A decisão do conselho de administração da Liga é injusta, inconsistente e infundada. Como podemos rebaixar duas equipes na 28ª rodada, quando falta um quarto do campeonato? Não é uma questão de dinheiro. Não estamos pedindo compensação financeira. Estamos lutando pela justiça esportiva e contra essa decisão", disse ele.

Joannin cita o desequilíbrio na tabela para justificar o processo e sugeriu que a próxima temporada tenha 22 equipes - assim, os melhores times da 2ª divisão não seriam punidos e ninguém seria rebaixado.

"Tivemos confrontos diretos com as três equipes colocadas bem à nossa frente. O Amiens está ferido neste caso. Havia alternativas mais justas para essa situação excepcional do que o rebaixamento arbitrário. Esta decisão é desprovida de humanidade, um valor inerente ao mundo do futebol. A Liga com 22 times, ou qualquer outra coisa do tipo, será uma boa solução. Existem soluções viáveis, esportiva e legalmente. Estou convencido de que a justiça provará que estamos certos", completou ao L'Equipe.

Com 23 pontos, a equipe de Joannin estava a quatro do Nimes, primeiro time fora do rebaixamento direto. O outro time rebaixado foi o Toulouse, que marcou apenas 13 pontos nas 28 partidas.

Futebol