Topo

Renê e Grummy vencem e estão nas quartas de final do desafio Todos Por Um

Do UOL, em São Paulo

11/05/2020 12h02

Renê, do Flamengo, e Grummy, do polo aquático, são os primeiros classificados para as quartas de final do desafio "Todos por Um", competição de videogame transmitida pelo UOL que reúne boleiros e estrelas do esporte. Eles venceram Cristiane, jogadora do Santos e da seleção brasileira, e Wallace, do vôlei, respectivamente, no primeiro dia do evento que busca ajudar no combate à pandemia do novo coronavírus.

Os jogos tiveram a narração de Ivan Bruno, da Band. A competição é disputada em mata-mata, com cada partida tendo 15 minutos de duração. Em caso de empate, a definição vai para os pênaltis. Todo o torneio é disputado no simulador de futebol eFootball PES 2020.

"É zoeira, é competição, mas o importante é a arrecadação, a gente poder ajudar", disse Renê.

"Foi mais difícil do que eu pensei, mas o importante foi ajudar. Mesmo sendo atleta e competitivo, o importante dessa vez não foi a vitória e a atmosfera positiva que foi criada", disse Grummy. As doações feitas serão dobradas pelo PicPay.

Arte com participantes do desafio Todos por Um - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Cristiane 1 x 5 Renê

Não houve surpresa na escolha dos times. Cristiane foi de Santos, Renê escolheu o Flamengo. Cada um com seu clube na vida real. O duelo foi disputado no cenário da Vila Belmiro. O jogador rubro-negro começou com discurso de humildade. "Depois que a minha filha nasceu eu mal joguei videogame", disse Renê.

Cristiane abriu o placar logo nos primeiros lances. Após jogada pela esquerda, a craque da seleção feminina usou Eduardo Sasha para fazer um gol de calcanhar para o time da Vila Belmiro. Mas a reação de Renê veio logo depois. O flamenguista mandou uma bela troca de passes que terminou com gol de Éverton Ribeiro para o time rubro-negro. "Meu capitão!", comemorou Renê.

A virada do Flamengo de Renê veio com Bruno Henrique. "Essa dupla funciona na vida real e no virtual", disse Ivan Bruno. Cristiane brincou após ficar atrás no marcador. "Olha, Renê, vou começar a sentar a bota em você. Tô tentando só cercar", disse. Não adiantou. Com Gabigol, Renê ampliou o placar no final do primeiro tempo.

Logo no começo da segunda etapa, pênalti para o Flamengo e gol de Arrascaeta. "Tá de brincadeira, pelo amor de Deus, então era melhor ter dado um carrinho na orelha dele", reclamou Cristiane sobre a marcação. "Agora é fechar a casinha, ela está vindo pra cima com tudo", disse Renê, com o 4 a 1 a seu favor.

"Mas, ó, o teu pênalti foi sem vergonha", disse Cris na reta final do jogo. Renê não discordou. "É verdade", disse o vencedor do duelo, que ainda teve tempo de fazer um gol com seu próprio personagem no game para definir Santos 1 x 5 Flamengo no placar.

"Ele arrumou essa desculpa que o nenê acabou de nascer, mas ele ficou treinando", brincou Cristiane. "A última vez que eu joguei, jogava de dupla com o Arão na concentração. A Cris teve várias chances que não conseguiu aproveitar, e eu fiz os gols no contra-ataque. O jogo foi bom. E o juiz deu uma ajudazinha com uma falta, um pênalti", disse Renê, o primeiro classificado para as quartas de final.

Wallace 0 (1) x 0 (2) Grummy

O segundo duelo do dia teve jogadores de outras modalidades. Wallace, do vôlei, escolheu o Manchester City. Grummy, do polo aquático, mandou o PSG para o gramado virtual. "Tomara que ele tenha um pouco de dó, porque se depender de mim para fazer muitos gols, só dentro da piscina mesmo", brincou Grummy.

Apesar de boas chances, o primeiro tempo foi mais marcado por sustos e bolas que passaram perto da meta do que de gols. "Jogo duro. Duro de se ver", brincou Wallace. "Vocês estavam achando que iam ver um jogo bonito? Acharam errado", disse Ivan Bruno. "Totalmente errado", concordou o craque da seleção brasileira de vôlei.

Com o placar zerado, os dois adversários reclamaram no intervalo. "Eu não sei jogar com esse time, meus jogadores estão cansados", disse Wallace. "Ele está melhor que eu, já deu três chutes. Até se eu brincar de vôlei eu tenho mais chance que nisso aqui", brincou Grummy.

A segunda etapa seguiu o padrão do começo do jogo. "Isso tem que acabar até meio-dia", pediu Ivan Bruno, brincando com a falta de gols e definição do duelo, que se encaminhava para os pênaltis. Grummy ainda teve uma chance no último lance da partida com Cavani, mas a bola passou do lado do gol. Com o 0 a 0 no placar, a vaga nas quartas de final foi para as penalidades.

A igualdade teimava nos pênaltis. Os dois acertaram suas primeiras cobranças e defenderam as segundas dos rivais. Na terceira, finalmente Grummy passou à frente com gol de Neymar para o PSG. Wallace errou mais uma na sequência, ainda defendeu um pênalti, mas chutou a cobrança decisiva na trave. Com um placar de apenas 2 a 1 nos pênaltis, Grummy avançou de fase. "Agora eu posso colocar no currículo que ganhei de um campeão olímpico", brincou o vencedor.

O desafio

O "Todos por Um" tem como objetivo ajudar o combate à pandemia do novo coronavírus. A competição pode ser assistida na home page do UOL e nas páginas do UOL Esporte no Facebook e no YouTube. O torneio tem 16 participantes e está sendo disputado em formato mata-mata.

Falcão, ídolo do futsal brasileiro, é embaixador do torneio e tem apoio da organização G10 das Favelas. Em isolamento social, estrelas do mundo do esporte entrarão em ação em um de seus hobbies prediletos para ajudar quem precisa. Os esportistas se enfrentarão em um campeonato do jogo PES, que simula partidas de futebol, e incentivarão os espectadores a realizarem doações a comunidades carentes que sofrem com as consequências da covid-19. Todo valor arrecadado será dobrado pelo PicPay.

Confira a tabela de jogos

11/05, 11h: Cristiane 1 x 5 Renê
11/05, 11h30: Wallace 0 (1) x 0 (2)Grummy
12/05, 11h30: Ferrão x Guga
12/05, 12h: Matheus Henrique x Osvaldo
13/05, 11h30: Gabriel x Thiago Ventura
13/05, 12h: Everton Ribeiro x Nenê
14/05, 11h: Andressa x Felipe Melo
14/05, 11h30: Vina x Pablo