Topo

Santos

Evandro vai de "sócio de Sánchez" a esquecido por Jesualdo no Santos

Sánchez, do Santos, comemora seu gol com Evandro durante partida contra o Bahia pelo Campeonato Brasileiro - Fernanda Luz/AGIF
Sánchez, do Santos, comemora seu gol com Evandro durante partida contra o Bahia pelo Campeonato Brasileiro Imagem: Fernanda Luz/AGIF

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

24/04/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Evandro chegou sob desconfiança, mas ganhou espaço no time de Sampaoli rapidamente
  • O ex-técnico chegou a classificar a parceria entre Evandro e Sánchez como "sócios do ataque"
  • O meia teve a melhor média de assistências por jogo da equipe em 2019
  • Na atual temporada, porém, Evandro amarga o banco de reserva e somente dois jogos como titular

Evandro chegou ao Santos no meio do ano passado cercado de desconfiança. Contratado após o fim do vínculo com o Hull City, da segunda divisão da Inglaterra, o meia demorou a estrear com o técnico Jorge Sampaoli, mas, quando entrou em campo, não demorou para mostrar toda sua capacidade. O atleta terminou 2019 em alta, mas virou uma das últimas opções de Jesualdo Ferreira em 2020.

Na última temporada, Evandro teve a melhor média de assistências do time, superando até mesmo Carlos Sánchez, que liderou a equipe em números gerais, com dez passes para gol. O uruguaio precisou de 58 jogos para atingir essa marca, média de uma assistência a cada 5,8 partidas, enquanto Evandro deu cinco assistências em apenas 18 jogos, média de 3,6.

O meia de 33 anos chegou a ser classificado pelo ex-técnico argentino como "sócio" de Sánchez, de 35, na criação de jogadas do Peixe. Sampaoli sabia que escalar os dois "fantásticos" meias custava na parte defensiva, mas optou pela sociedade nove vezes na temporada.

"Jogar com Sánchez e Evandro é tratar de jogar com quem gera muito em todo o ano. Sánchez na direita e Evandro na esquerda, a bola chega, não voltam para buscar. Dois jogadores com clareza para o ataque. Sánchez fez grande jogo, faltou o gol, mas gerou muito desconforto a João Pedro, volante central do Botafogo. Evandro teve complicação, não fez o que esperávamos, mas nos dá a clareza que necessitamos. Custa um pouco a marcação no defensivo, podemos sofrer, mas controlamos o jogo, nos dão muito ataque e compromisso com a equipe. São fantásticos e importante que estejam juntos e se complementem, que sejam sócios do ataque do Santos", disse Jorge Sampaoli após a vitória sobre o Botafogo.

Neste ano, porém, Evandro acabou esquecido por Jesualdo Ferreira no banco de reservas. Mesmo com os problemas de criação de jogadas enfrentados pelo time, o meia só esteve em campo em cinco partidas, sendo somente duas como titular — uma delas com funções mais defensivas. Foram apenas 199 minutos em campo para o camisa 25.

Jesualdo prefere atuar com um volante de contenção sempre, utilizando Alison e Jobson nos jogos. Diego Pituca não é visto pelo português como um camisa 5 e atua mais adiantado, com funções de criação e chegada.

Evandro só não é a última opção de Jesualdo porque Jean Mota jogou ainda menos tempo com o português: quatro jogos e somente 152 minutos. Jean foi artilheiro e eleito craque do Paulistão de 2019, mas caiu de produção desde então e perdeu a vaga de titular ainda com Sampaoli.

Santos