Topo

Santos

Professor de futevôlei e gamer: a nova vida de ex-joia da base do Santos

Jean Chera, ex-jogador da base do Santos, atuando no futevôlei - Reprodução/Instagram
Jean Chera, ex-jogador da base do Santos, atuando no futevôlei Imagem: Reprodução/Instagram

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

22/04/2020 04h00

Ele já teve multa rescisória estipulada em 50 milhões de euros e foi desejado por Real Madrid (ESP) e Manchester United (ING), mas hoje, aos 23 anos, se dedica ao futevôlei e ao videogame. Jean Chera, ex-promessa do Santos, um pouco mais novo em relação a Neymar, vive em Sinop-MT, sua cidade natal, longe dos holofotes do futebol, mas ainda ligado ao esporte.

Após decidir parar de jogar futebol, Jean começou a se dedicar ao futevôlei. Ele tem sua própria arena na cidade, disputa campeonatos e viu no esporte uma oportunidade até mesmo de rendimento financeiro.

"Tenho uma arena de futevôlei, onde faço meus treinos e abri para dar aula. É uma paixão que eu tenho desde que parei de jogar futebol. Ganhei quatro ou cinco torneios no ano passado aqui no Mato Grosso, que não é profissional ainda. Eu tenho facilidade de bater na bola por ter jogado, mas para dar aula, eu achei legal fazer faculdade pela parte física", explicou Jean em entrevista exclusiva ao UOL Esporte. Ele está no primeiro ano da faculdade de Educação Física.

A renda das aulas é apenas um extra. Isso porque a família da ex-promessa do Santos vive bem diante do investimento feito pelo pai com o dinheiro que Jean Chera recebia na base santista. O pai tem negócios no ramo de construção em Sinop e também fazendas onde cria gado.

"Eu não parei de jogar porque queria estudar. Todo o dinheiro que ganhei na carreira, eu soube investir, nunca esbanjei. Então, quando eu resolvi parar de jogar, quase dois anos atrás, eu tinha uma vida financeira já estabilizada. No futevôlei eu vi uma oportunidade de abrir um outro negócio aqui."

Gabigol, Chera e Neymar: Chera era o mais badalado da base santista, mas não teve o mesmo destino dos amigos - Divulgação/SantosFC - Divulgação/SantosFC
Gabigol, Chera e Neymar: Chera chegou a ser o mais badalado da base santista
Imagem: Divulgação/SantosFC

O futebol, no entanto, segue presente na vida de Jean Chera. Se não com uma chuteira nos pés, o ex-meia do Peixe segue dando passes precisos com um controle na mão. Jean joga FIFA em um modo bastante específico: o Pro Clubs, onde cada jogador da equipe virtual é comandado por uma pessoa. Jean, é claro, é meia de criação.

"Paralelo com isso, eu sempre joguei FIFA. Surgiu a oportunidade de estar com a R10 Team, que é do Ronaldinho, e abrir um time de Pro Clubs. Ajuda um pouco [o fato de já ter jogado como meia], em termos de noção de posicionamento, mas você precisa saber controlar o jogador e ser rápido no controle para tomar as decisões", conta Jean.

Se voltar aos gramados profissionalmente está descartado, Jean Chera admite que pode retornar aos estádios, mas para ficar somente na beira do gramado: como técnico.

"Gosto da ideia de ser treinador de futebol, não vou mentir. Hoje, para ser treinador não precisa ser formado em Educação Física, precisa fazer os cursos da CBF, mas quanto mais conhecimento você tiver, melhor. É algo que já passou pela minha cabeça, quem sabe no futuro?", projeta Jean.

Santos