Topo

Suspenso por doping, Walter busca recomeço: 'O que já fiz, fica para trás'

Atacante Walter é apresentado pelo Goiás - Divulgação/Twitter
Atacante Walter é apresentado pelo Goiás Imagem: Divulgação/Twitter

Colaboração para o UOL, em São Paulo

14/04/2020 21h20

Em meio à paralisação do futebol por conta do Coronavírus, o atacante Walter, do Goiás, acumula um ano e quatro meses longe dos gramados por conta de uma suspensão por doping recebida no fim de 2018. Em entrevista ao Expediente Futebol, do Fox Sports, hoje (14), o jogador do Goiás afirmou encarar o retorno ao futebol - que pode acontecer em julho - como um novo início na carreira, aos 30 anos de idade.

"O pessoal está comentando como é difícil ficar sem futebol nesse tempo de quarentena. Imagina eu que estou um ano e quatro meses parado? Imagina como está minha cabeça? [...] Considero este retorno ao futebol como um recomeço para mim. E eu acredito que ainda tenho cinco anos de carreira. O que já fiz, vai ficar para trás, vou ter um recomeço", declarou o atacante.

Walter ainda falou sobre a dificuldade de controlar o peso. O atacante contou que em sua melhor fase com a camisa do Goiás chegou a pesar 108 kg. Segundo o jogador, seu peso ideal seria 94 kg.

"A bolacha recheada eu cortei. Tive que cortar. Estou bem mais magro. No momento mais importante no Goiás, em 2012-13, eu estava com 108 kg. Hoje, estou com 99 kg, mas meu objetivo é 94 kg para ficar bem. Eu coloquei na minha cabeça que eu tenho mais cinco anos de futebol. Os treinadores sabem que meu percentual de gordura é diferente. Eu tenho uma meta para render bem. E quando eu voltar, pretendo estar bem mais magro. Uma coisa que eu aprendi nesse tempo parado é que eu preciso do meu corpo", completou.

Entenda o caso de doping

Walter, que pertence ao Goiás, está suspenso até o dia 5 de julho deste ano. O atacante foi flagrado em um exame antidoping quando ainda atuava pelo CSA, em um duelo do time alagoano contra o Brasil de Pelotas (RS), válido pela Série B de 2018, também no dia 5 de julho.

A amostra da urina do jogador acusou a presença de furosemida e de metabólitos da sibutramina, substâncias encontradas em remédios para emagrecer

A princípio, Walter foi suspenso por um ano, com o anúncio feito pela Associação Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) no dia 11 de dezembro de 2018.

No entanto, o Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TDJA) recorreu da decisão e Walter foi punido com a pena máxima: 24 meses.