Topo

Corinthians

Como o Corinthians ficou distante do inédito tetracampeonato no Paulistão

Luan lamenta após lance do duelo entre Corinthians e Santo André na Arena - Marcello Zambrana/Agif
Luan lamenta após lance do duelo entre Corinthians e Santo André na Arena Imagem: Marcello Zambrana/Agif

Do UOL, em São Paulo

25/03/2020 04h00

O Corinthians vive uma situação complicada no Campeonato Paulista e, diante de uma campanha irregular, ficou distante da inédita conquista do tetra estadual. Para alcançar o mata-mata, a atual tricampeão precisa vencer os dois jogos restantes da fase de grupos e ainda torcer contra o Guarani, vice-líder do Grupo D.

Um dia antes da paralisação do torneio por causa do coronavírus, a equipe comandada por Tiago Nunes empatou por 1 a 1 com o Ituano em casa, em outro tropeço na fraca campanha — em dez jogos, os corintianos venceram apenas duas vezes, com cinco empates e três derrotas.

A trajetória corintiana no Paulistão até deu a falsa impressão de que o time não teria dificuldades para chegar às finais. Na Arena Corinthians, o time derrotou o Botafogo por 4 a 1. Na sequência, fora de casa, empatou por 1 a 1 com o Mirassol e perdeu da Ponte Preta por 2 a 1.

De volta a Itaquera, o Corinthians venceu clássico contra o Santos por 2 a 0. Naquela ocasião, o time estava às vésperas do primeiro duelo na Libertadores, contra o Guaraní-PAR. A partir dali, a campanha passou a ficar cada vez mais irregular.

Depois de perder para o Guaraní no Paraguai, o Corinthians foi derrotado pela Inter de Limeira por 1 a 0 em plena Arena. Na rodada seguinte, já eliminado da Libertadores, arrancou um empate sem gols com o São Paulo no Morumbi.

Na sétima rodada, os corintianos voltaram a ser derrotados, pelo Água Santa (2 a 1), em Diadema. Na busca do retorno à zona de classificação, o time falhou ao emendar três empates por 1 a 1, contra Santo André, em casa, Novorizontino, fora, e Ituano, novamente na Arena.

O Corinthians soma quatro tricampeonatos paulista na história: 1922, 1923 e 1924; 1928, 1929 e 1930; e 1937, 1938 e 1939, além do mais recente, 2017, 2018 e 2019. Somente um time conseguiu emendar quatro títulos seguidos do Estadual. Foi o Paulistano, entre 1916 e 1919.

Corinthians