Topo

Corinthians

Como foram os últimos anos em que o Corinthians caiu na 1ª fase do Paulista

Tiago Nunes, técnico do Corinthians, durante partida contra o Guaraní (PAR) - NELSON ALMEIDA / AFP
Tiago Nunes, técnico do Corinthians, durante partida contra o Guaraní (PAR) Imagem: NELSON ALMEIDA / AFP

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

23/03/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Corinthians precisa de uma combinação de resultados para avançar no Campeonato Paulista
  • Timão foi eliminado três vezes na primeira fase do estadual, mas não teve anos ruins por conta disso
  • Somando as três temporadas, clube venceu a Série B, chegou na final da Copa do Brasil e conseguiu vaga na Libertadores

O Corinthians estava em situação bastante complicada no Campeonato Paulista antes da paralisação do torneio devido à pandemia do coronavírus. O clube não depende de suas forças para avançar à próxima fase do estadual, mas, historicamente, isso não quer dizer que o ano do Timão será necessariamente desastroso.

O clube paulista não passou sequer da primeira fase do estadual em três oportunidades neste século: 2004, 2008 e 2014. Ainda assim, teve desempenhos ao menos satisfatórios em outras competições durante o ano.

Em 2004, o Corinthians terminou o Campeonato Brasileiro na quinta colocação, ficando perto de conseguir uma vaga na Copa Libertadores da América.

Já em 2008, quando o Timão disputava a Série B, o clube chegou na final da Copa do Brasil, quando perdeu para o Sport, e foi campeão da segunda divisão brasileira, retornando à Série A na temporada seguinte.

Na oportunidade mais recente, em 2014, o clube da capital paulista terminou o Brasileirão na quarta colocação e carimbou vaga para a Libertadores do ano seguinte.

Em que pesem os fatos, o Corinthians não está matematicamente eliminado do Paulistão 2020. No entanto, já não pode alcançar o líder do grupo D, Red Bull Bragantino, por conta do número de vitórias e precisaria de uma combinação de resultados do Guarani para avançar.

O Bugre tem cinco pontos a mais e está quatro gols à frente do Timão no saldo. Para que o Corinthians fique com a segunda vaga do grupo, o time de Campinas pode no máximo empatar um de seus jogos, contra Botafogo e São Paulo, enquanto o Timão precisa vencer Palmeiras e Oeste por placares que tirem a diferença de quatro gols de saldo para o Guarani.

O Campeonato Paulista, porém, está paralisado devido à pandemia do coronavírus e ainda não tem data para voltar.

Corinthians