PUBLICIDADE
Topo

Futebol

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Qual é o maior clássico do Brasil? E a maior rivalidade? Blogueiros opinam

Marcos Guilherme é marcado por Matheus Henrique no clássico entre Grêmio e Inter na Libertadores 2020 - Jeferson Guareze/AGIF
Marcos Guilherme é marcado por Matheus Henrique no clássico entre Grêmio e Inter na Libertadores 2020 Imagem: Jeferson Guareze/AGIF

Do UOL, em Santos (SP)

13/03/2020 12h00

Resumo da notícia

  • Qual você acha que é o clássico de maior rivalidade no Brasil?
  • E o de maior abrangência? Perguntamos aos blogueiros do UOL
  • Juca: "Maior rivalidade é a do Grenal. A maior abrangência varia"
  • Milton: "Grenal é a maior rivalidade localizada, ouso dizer, do mundo"

Mais um Gre-Nal entrou para a história ontem (12) à noite. Em jogo tenso, os tradicionais rivais de Porto Alegre não passaram do 0 a 0 na Arena gremista. O duelo inédito pela Libertadores terminou com oito expulsões, em razão de uma briga generalizada no final do jogo.

Diante de mais um clássico desses, o UOL Esporte aproveitou para questionar os blogueiros sobre um tema bastante recorrente em todas as discussões de futebol: Qual é o clássico de maior rivalidade no Brasil? E o de maior abrangência? Veja o que eles responderam:

ANDRÉ ROCHA

Maior rivalidade: Gre-Nal

Maior abrangência: Flamengo x Vasco

Leia o blog do André Rocha.

ANDREI KAMPFF

De rivalidade, Gre-Nal. Atmosfera, personagens, cobertura, história. Uma única rivalidade estadual, com dois times dividindo famílias e corações. O clássico gaúcho é tão peculiar que cada um deles é batizado por números. O primeiro da Libertadores foi o de número 424.

De abrangência, depende do momento. Hoje, pelo protagonismo do Flamengo, um clássico carioca com ele acaba tendo uma abrangência maior.

Leia o blog Lei em Campo.

JUCA KFOURI

A maior rivalidade é a do Gre-Nal. A maior abrangência varia. Hoje é o Dérbi paulistano porque o Vasco já não desafia tanto Flamengo.

Leia o blog do Juca.

MAURO CEZAR

Gre-Nal a maior rivalidade, intensa, viva, histórica. Flamengo x Vasco a mais abrangente, com duas torcidas nacionais.

Leia o blog do Mauro Cezar.

MENON

O Gre-Nal. Rivalidade enorme em um Estado com apenas duas grandes equipes.

Leia o blog do Menon.

MILTON NEVES

Gre-Nal é a maior rivalidade localizada, ouso dizer, do mundo. Podem pensar que eu estou louco, mas acho que tem mais rivalidade do que Real Madrid x Barcelona. E o que tem mais abrangência entre as equipes brasileiras, hoje, é Palmeiras x Flamengo.

Leia o blog do Milton Neves.

RENATO MAURÍCIO PRADO

Embora em todos os Estados haja fortes rivalidades, o Gre-Nal me parece a mais forte. Até por razões culturais, Chimangos e Maragatos e por aí vai. O de maior abrangência, porém, não é estadual, mas nacional: Flamengo x Corinthians, por reunir as duas maiores torcidas do país.

Leia o blog do Renato Maurício Prado.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Futebol