Topo

Fluminense

Tributo a Kobe e número do respeito: Nenê usará camisa 24 na Sul-Americana

Fluminense homenageará Kobe Bryant e apoiará campanha #NúmeroDoRespeito contra a homofobia - Reprodução/Twitter
Fluminense homenageará Kobe Bryant e apoiará campanha #NúmeroDoRespeito contra a homofobia Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

31/01/2020 17h47

Por meio de suas redes sociais, o Fluminense anunciou que o meia Nenê usará a camisa 24 na Copa Sul-Americana. O jogador de 38 anos envergará o "número do respeito", campanha iniciada após comentários homofóbicos de Duílio Monteiro Alves, diretor de futebol do Corinthians, em relação ao volante colombiano Victor Cantillo, que atua com essa numeração.

No Brasil, o número 24 é o do veado no jogo do bicho, e por isso costuma ser preconceituosamente associado aos homossexuais. No futebol nacional, dificilmente os atletas utilizam a camisa, com exceção dos estrangeiros, como o espanhol Pablo Marí, do rival Flamengo, na Libertadores de 2019.

O primeiro clube a aderir a campanha #NúmeroDoRespeito foi o Bahia, que anunciou que o volante Flávio utilizará o número durante todo o ano de 2020.


Esta será mais uma ação da campanha #TimedeTodos do Flu, que também envolverá uma homenagem a Kobe Bryant, astro americano do basquete que morreu vítima de um acidente de helicóptero no sábado (26).

Ao marcar contra o Flamengo, Nenê já havia prestado um tributo ao jogador, que utilizava a camisa 24 no Los Angeles Lakers, única equipe que defendeu na NBA. Curiosamente, Kobe começou a carreira com a camisa 8, e mudou apenas 10 temporadas depois para o número que utilizava no ensino médio.

Fluminense