Topo

Rixa com Bartomeu e mais: jornal cita motivos para "não" de Xavi ao Barça

Kai Pfaffenbach/Reuters
Imagem: Kai Pfaffenbach/Reuters

Do UOL, em São Paulo

12/01/2020 12h51

Depois de muita especulação, Xavi Hernández não vai assumir imediatamente o cargo de técnico do Barcelona, segundo jornais europeus, neste momento.

Apesar da recusa, o espanhol, que hoje treina o Al-Sadd, está propenso a aceitar uma proposta do clube a partir da metade de 2021.

O jornal Marca citou cinco motivos que fizeram Xavi rejeitar a oferta para sair da equipe árabe e assumir o time pelo qual fez história. Um deles envolve diretamente o presidente do Barça, Josep Bartomeu

O primeiro deles é que o próprio Xavi sabe que, "mais cedo ou mais tarde", ocupará o posto de técnico do Barcelona. Com isso, quer montar um planejamento do zero, com tempo de preparação para implantar sua ideia de jogo.

Outro fator que "jogou contra" o acerto é o respeito que o espanhol tem por Ernesto Valverde, atual técnico do clube catalão. Para Xavi, não seria elegante, segundo o Marca, aceitar um cargo que está sendo ocupado.

A terceira justificativa se baseia justamente no Catar, país que o abriu as portas para a carreira de treinador. Ele tem contrato com o Al-Sadd até o meio de 2021.

O compromisso com os jogadores do Al-Sadd, aliás, também influenciou Xavi a continuar onde está: na próxima sexta-feira (17), a equipe tem pela frente a final da Copa do Catar. Pode ser o segundo título do espanhol como treinador.

Por fim, uma suposta rixa de Xavi com o atual presidente do Barcelona, Josep Bartomeu, é a "cereja do bolo" para ele ter recusado a proposta. Além da relação ruim, o ex-atleta é amigo de Victor Font, que é um dos candidatos da oposição à presidência do clube espanhol - há eleições programadas justamente para 2021.